O Governo revelou terça-feira, que não foram alcançadas todas as metas traçadas no Plano Económico Social e Orçamento do Estado de 2022 (PESOE-2022). Ainda assim, fez um balanço positivo do ano económico transacto.

Segundo o comunicado do Conselho de Ministros realizado, esta terça-feira, 7 de Fevereiro, na sua 4ª Sessão Ordinária, para o PESOE de 2022, o Governo havia definido 575 metas, mas só conseguiu realizar 433, o equivalente a 75%, sendo que as restantes 142, ou seja, 25%, não foram executadas.

Durante o ano de 2022, a cobrança de receitas do Estado foi de 283 mil milhões de meticais, o correspondente a 96,3% do plano anual, mas a despesa realizada foi de 422,5 mil milhões de meticais, correspondentes a 88,8% do mesmo plano.

O documento refere ainda que, apesar de factores adversos, registou-se uma estabilidade macroeconómica interna.

“A economia nacional continua a registar sinais de recuperação a avaliar pelo desempenho do Produto Interno Bruto (PIB). Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que Moçambique cresceu 4,12% contra os 2,9% previstos no início do exercício económico de 2022”, concluiu Ludovina Bernardo.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.