
Compacto II: em finalização a elaboração dos projectos a serem financiados
Três áreas irão corporizar o Compacto II para Moçambique, nomeadamente (i) Promoção de Investimento na Agricultura Comercial, (ii) Conectividade e Transporte Rural; e (iii) Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Costeiro. Equipas do Gabinete do Compacto-II (GCD-II) estão, em colaboração com a Millennium Chalange Corporation (MCC), e com a assistência de consultores especializados, estão a finalizar a elaboração dos projectos integrados em cada uma das três áreas, todas elas consideradas pelo Governo por “demais relevantes para o desenvolvimento do país, em geral, e da província da Zambézia, em particular”.
No encontro que manteve, em Washington, com Alice Albrht, Directora do MCC (CEO), Max Tonela Ministro da Economia e Finanças deu a entender que o trabalho preparatório, entretanto em fase de finalização, visa assegurar “profícua implementação do Compacto II, por via, por exemplo, da sistematização de todas as experiências recentes do país”.
Empresários da Zambézia serão capacitados
Segundo avançou Max Tonela, em Washington, para os projectos que irão compor as três áreas, cientes de que os empresários da província prioritária do Compacto II, a Zambézia, estão, à partida, em situação de desvantagem, dada a situação de pobreza extrema naquela circunscrição territorial, o Governo vai preparar pacotes de formação visando o seu empoderamento.
“Com isso, eles se verão melhor preparados para competir com os demais. Entendemos que o ownership dos empresários da Zambézia é crucial para garantir a sustentabilidade social dos projectos.” Frisou o Ministro.
Max Tonela apelou ao MCC a ser mais pragmática quanto à decisão sobre o volume de financiamento a ser integrado no Compacto II para Moçambique. “O país é enorme e os desafios de grande monta.”, disse o Ministro.
O ministro da Economia e Financas que em Washington, EUA, também participa nas reuniões de primavera do Banco Mundial e do FMI, realçou que “os importantes e estratégicos investimentos a serem feitos em Moçambique em sede do Compacto II, irão reflectir-se na agenda de crescimento e desenvolvimento económico e social, combate à pobreza, objectivos nos quais Moçambique e os Estados Unidos da América estão em sintonia”.
Após três trimestres de queda, Governo prevê sinais de recuperação económica
12 de Novembro, 2025Sector Privado Apresenta Nova Agenda de Reformas Durante a XX CASP
11 de Novembro, 2025
Mais notícias
-
Investimentos do BAD ultrapassam USD 1 bilião em Moçambique
6 de Dezembro, 2019 -
União Europeia investe mais 400 milhões de euros em Moçambique
19 de Junho, 2024 -
Suspensão da Ajuda Externa dos EUA: US$ 400 milhões para a saúde em risco
3 de Fevereiro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023














