
- FMI alerta pouso forçado “dentro do campo das possibilidades” para a economia dos EUA
- O FMI disse na quarta-feira, 12/04, que uma recessão económica dos EUA permanece “dentro do campo das possibilidades”.
- Gita Gopinath, primeira Vice-Directora-Geral do FMI, disse à CNBC que a organização ficou “surpresa” com a força da economia dos EUA, mas acrescentou que continua em uma posição precária.
- “Estamos a observar números de crescimento muito baixos para os EUA e, portanto, os riscos de um pouso forçado permanecem”, disse ela.
Na quarta-feira, 12/04, o FMI alertou que uma recessão económica dos EUA continua “dentro do domínio das possibilidades”, apesar de encorajar os dados para o lado positivo.
Em comentários feitos, pouco depois de ficarem conhecidos os últimos dados da inflação dos EUA que mostraram sinais de arrefecimento, Gita Gopinath, Primeira Vice-Directora- Geral do FMI, disse que a instituição ficou surpresa com a força do mercado de trabalho dos EUA e os gastos do consumidor, levando-o a rever suas previsões de crescimento económico para o País.
“Se você olhar para os dados mais recentes, verá alguns sinais de abrandamento”, disse Gopinath à da CNBC, em Washington. “Isso nos dá a possibilidade de evitar uma recessão”, disse ela.
O FMI divulgou na terça-feira o seu mais recente relatório World Economic Outlook, no qual afirma ver a economia dos EUA a expandir-se 1,6% este ano, acima do 1% previsto em 2022.
Ainda assim, Gopinath observou que a economia continua em uma posição precária, com pouca margem para erros.
“Se você observar para os nossos números de crescimento, estamos olhando para números de crescimento muito baixos para os EUA e, portanto, os riscos de um pouso forçado permanecem”, disse ela.
Questionado se essa mudança do crescimento para um crescimento baixo ou mesmo negativo poderia ser motivada pelos aumentos contínuos das taxas de juros do Federal Reserve, Gopinath disse que era concebível.
“É no âmbito das possibilidades que eventos desse tipo podem acontecer”, disse ela.
No entanto, acrescentou que, até agora, os bancos centrais têm encontrado um bom equilíbrio.
“Este é um momento muito difícil para os banqueiros centrais”, acrescentou Gopinath. “Acho que, a partir de agora, o Fed tem estado correto em manter seu olho na inflação e, claro, ajustar dependendo de como os dados surgem”
Petróleo Caminha Para a Maior Queda Semanal em Três Meses
3 de Outubro, 2025As Finanças Mudaram, Mas os Riscos Mantêm-se
2 de Outubro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Há Sinais de Nova Contração no Sector Privado: PMI Cai para 49,4
3 de Outubro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023