Banco de Moçambique, publicou recentemente a lista de instituições bancárias de acordo com nível importância sistémica, que estas representam.

Segundo a informação do Banco de Moçambique, o BCI é a instituição bancária que ocupa o lugar cimeiro da classificação, sendo o banco com o  maior gabarito de capitais próprios adicional, acima de 3%, o que confere ao banco BCI, maior robustez e solidez financeira, com a pontuação (score) de 251 pontos que deriva dos indicadores (tamanho, interligação, e substituibilidade), portanto, muito acima dos 130 pontos, que é o valor que serve de barómetro para conferir a posição de D-SIBs.  Os lugares seguintes do pódio são ocupados pelo Millennium bim e pelo Standard Bank, em segundo e terceiro lugares respectivamente.

Em virtude elevada pontuação que obteve, o BCI foi classificado pelo Banco de Moçambique para o escalão mais elevado do sector bancário, designado escalão 2, que revela a graduação mais elevada em termos de escalão.

Importa salientar que o BCI e o Millennium bim permutaram posições relativamente ao ano anterior (2021), como resultado da obtenção de uma maior pontuação (score) da primeira instituição em 2022.

Segue-se, a síntese da classi­ficação dos bancos domésticos de acordo com a sua importância sistémica, onde quatro bancos apresentam-se como os principais “players” do mercado bancário doméstico, ou seja,  são os principais bancos com nível importância sistémica.

Instituição

Classificação

Capital Adicional

BCI

251

Escalão 2 (+3,0% Capital nível 1 e 2)

Millennium bim

238

Escalão 1 (+2,0% Capital

Standard Bank

131

Escalão 1 (+2,0% Capital nível 1 e 2)

Absa

95

Escalão 0 (1% Capital nível 1 e 2)

As instituições foram classificadas como D-SIBs (Estrutura de bancos domésticos com elevado  nível importância sistémica), ou Quase D-SIBs (Estrutura de bancos domésticos com pouco menos de nível importância sistémica), com base em dados reportados a 31 de Dezembro do ano anterior.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.