
África será o maior perdedor se as tensões globais aumentarem, alerta FMI
- Região pode ter contracção de 4% do PIB em 10 anos, diz o Fundo;
- Investimento estrangeiro directo pode cair até US$ 10 mil milhões de dólares.
A África pode sofrer um impacto económico permanente se as actuais tensões dividirem a economia global em blocos comerciais opostos em torno dos EUA e da China, disse o Fundo Monetário Internacional.
“Se as tensões geopolíticas aumentassem, os países poderiam ser atingidos por preços de importação mais altos ou até mesmo perder o acesso aos principais mercados de exportação – cerca de metade do valor do comércio internacional da região poderia ser afectado”, escreveu o FMI em um comunicado ensaio publicado segunda-feira, 01/05.
Estima-se que a África Subsariana poderá assistir a um declínio de 4% do produto interno bruto se passar pelo menos após 10 anos sob uma versão severa de um mundo bipolar. A situação pode agravar-se se os fluxos de capitais também forem afectados, o que prejudicaria de forma duradoura o desenvolvimento económico a longo prazo.
O relatório estimou que o investimento estrangeiro directo no continente poderia cair até US$ 10 mil milhões de dólares.
“Os países precisam construir resiliência. Isso pode ser feito fortalecendo a integração comercial regional em curso”, diz o relatório. “O aprofundamento dos mercados financeiros domésticos também pode ampliar as fontes de financiamento e reduzir a volatilidade associada à dependência excessiva de fluxos estrangeiros.”
O Fim da AGOA e o Risco para a Diversificação das Exportações Africanas
2 de Outubro, 2025Fim do AGOA Ameaça Competitividade das Exportações Africanas no Mercado dos EUA
30 de Setembro, 2025
Mais notícias
-
IPI Defende Cultura de Protecção da Propriedade Intelectual em Moçambique
1 de Setembro, 2025 -
Exportação de feijão-bóer superou metas, apesar do “clima tenso” entre exportadores
5 de Fevereiro, 2024
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023