3ª exposição económica e comercial China-África: participantes abordam potencialidades e oportunidades de investimento

0
880

Conselheiro da empresa Electricidade De Moçambique (EDM), Daniel Guambe

Daniel Guambe, Conselheiro da empresa Electricidade De Moçambique (EDM), disse que a sua empresa porta excelentes oportunidades tanto para os empresários nacionais assim como para os internacionais e deu exemplo Centro Nacional de Despacho vai assegurar que Moçambique tenha a oportunidade de vender energia para a região em tempo real.

Imerso na premissa de que Moçambique tem a ambição de ser um Hub regional de geração de energia, o que significa que a intenção não é só produzir energia para o consumo doméstico, mas também vender para a região, o projecto do Centro Nacional de Despacho, jogará um papel importante nessa perspectiva.

“Esta é a oportunidade que trouxemos, mas a palavra-chave que eu gostaria de deixar é que estas oportunidades não se repetem”, Disse Guambe avido de firmar parcerias no evento.

A Câmara de Comércio de Moçambique confirma já tem cerca de 47 empresas moçambicanas na exposição que irão expor os seus produtos e valências sob ponto de vista de fazer negócios. 

Director no Ministério de Transporte e Comunicação (MTC), Ambrósio Sitoe

Ambrósio Sitoe, Director no Ministério de Transporte e Comunicação (MTC), na sua intervenção abordou das potencialidades e as oportunidades nos sectores de infra-estrutura, logística, e transportes, na qual reiterou que a localização geográfica de Moçambique concorre para uma excelente oportunidade para explorar o sector da logística, que é um sector afim ao sector das infra-estruturas.

Ambrósio Sitoe apresentou as oportunidades no sector dos transportes e comunicações, fundamentalmente para o estabelecimento de parcerias público-privadas para o desenvolvimento de infra-estruturas.

O representante da Agência do Desenvolvimento do Vale do Zambeze, abordou sobre as potencialidades e oportunidades de negócio da região do Vale do Zambeze, onde deu a conhecer que a região do vale do Zambeze possui uma das maiores reservas de água doce do continente africano, com cerca de 2660 , 52% de recursos hídricos do País,  22 milhões de hectares, cerca de 62,5% de hectares de terra arável do país, e tem também  a maior reserva de carvão de alta qualidade.

“Olhando para aquilo que são as prioridades de investimento, dizer que está concebido um plano estratégico para o Zambeze 2022 – 2032 assente na potenciação das condições para o desenvolvimento de cadeias de produtos agrários condições para o desenvolvimento da produção pesqueira, agro-indústria, pecuária, condições para exploração de recursos de subsolo e conservação da biodiversidade, excelentes condições para o desenvolvimento de turismo e infra-estruturas de suporte e desenvolvimento inquestionável e do capital humano”, falou o representante do Vale do Zambeze.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.