Instituições públicas devem MT 140 milhões de meticais a empresa Águas da Região Sul

0
972

O Estado está a falhar o pagamento de água em Gaza e Inhambane. As instituições públicas destas províncias devem mais de 140 milhões de meticais a empresa Águas da Região Sul. Face a situação a empresa está já em démarches de cobrança coerciva junto das entidades devedoras.

A empresa Águas da Região Sul cobre as províncias de Gaza e Inhambane, com um total de cinco sistemas de abastecimento de água.

O Presidente do Conselho de Administração Águas da Região do Sul, Augusto Chipenembe, disse que estão a ser encetados contactos permanentes com as instituições devedoras e instituições de tutela no sentido de não só fazer as cobranças coercivas mas também a sensibilização da necessidade destes pagamentos.

“Fazemos igualmente acordos de pagamento, portanto não possuindo o valor na totalidade para outros acordos de pagamentos que são feitos e a outra é, portanto, a opção alternativa é a montagem do pré pagos, que também facilita esta questão de gestão das dívidas.”. Disse.

A situação é particularmente sensível na medida em que a empresa está carente financeiramente para realizar novos investimentos, para responder à demanda do crescimento das cidades.

“Com este valor que é enorme, achámos que iríamos investir para melhoria dos serviços, onde estes são críticos e escassos. Nós faríamos a requalificação da rede de água, melhorávamos o sistema, melhorávamos o nível do serviço, em pontos críticos que nós temos e até se calhar há outras zonas de expansão, porque sabemos que as cidades estão a crescer de forma rápida e nós também teríamos a capacidade para responder a esta demanda”, disse Augusto Chipenembe, sobre o impacto das dívidas nas contas das Águas da Região do Sul

A empresa Águas da Região Sul, que gere os sistemas de abastecimento do precioso líquido em Xai-Xai, Chókwè e Chibuto, em Gaza, bem como Inhambane e Maxixe, da Província de Inhambane. 

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.