Compacto II: Assinado acordo de US$ 537.5 milhões

0
790
  • Filipe Nyusi promete rigor e responsabilização na gestão do Compacto II para Moçambique, cujo Acordo de Financiamento foi já assinado

Os governos de Moçambique e do Estados Unidos da América, assinaram quinta-feira,  21/09,  em Washington D.C., a capital dos Estados Unidos da América (EUA, o Acordo de Financiamento do Compacto II para Moçambique, num montante global de 537.5 milhões de dólares norte-americanos, dos quais 500 milhões resultam da contribuição, em forma de donativo, dos EUA, através da agência Millennium Challenge Corporation (MCC), enquanto o remanescente (37.5 milhões de dólares norte-americanos) tem que ver com a comparticipação de Moçambique.

O Compacto II terá três áreas prioritárias, nomeadamente Promoção do Investimento na Agricultura Comercial, Conectividade e Transporte Rural e Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Costeiro, com a província da Zambézia, na região centro do país, figurando como foco geográfico.

Testemunharam a assinatura do Acordo de Financiamento do Compacto II –rubricado pelo Ministro da Economia e Finanças de Moçambique, Ernesto Max Tonela, e pela Presidente Executiva da MCC, Alice P. Albright –várias individualidades moçambicanas e norte-americanas, com destaque para o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, Secretária de Estado na Zambézia, Cristina Mafumo, e Pio Matos, Governador da Província da Zambézia, além de destacados senadores norte-americanos.

Intervindo na ocasião, o Presidente Nyusi referiu ser compromisso de Moçambique assegurar a boa gestão do Compacto II, em linha com as boas práticas, assegurando-se sempre a responsabilização. “Devemos, pois, manter os valores nobres que respeitem o sacrifício dos contribuintes fiscais dos dois países, nomeadamente os Estados Unidos da América e Moçambique”, destacou.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.