
Compacto II: Assinado acordo de US$ 537.5 milhões
- Filipe Nyusi promete rigor e responsabilização na gestão do Compacto II para Moçambique, cujo Acordo de Financiamento foi já assinado
Os governos de Moçambique e do Estados Unidos da América, assinaram quinta-feira, 21/09, em Washington D.C., a capital dos Estados Unidos da América (EUA, o Acordo de Financiamento do Compacto II para Moçambique, num montante global de 537.5 milhões de dólares norte-americanos, dos quais 500 milhões resultam da contribuição, em forma de donativo, dos EUA, através da agência Millennium Challenge Corporation (MCC), enquanto o remanescente (37.5 milhões de dólares norte-americanos) tem que ver com a comparticipação de Moçambique.
O Compacto II terá três áreas prioritárias, nomeadamente Promoção do Investimento na Agricultura Comercial, Conectividade e Transporte Rural e Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Costeiro, com a província da Zambézia, na região centro do país, figurando como foco geográfico.
Testemunharam a assinatura do Acordo de Financiamento do Compacto II –rubricado pelo Ministro da Economia e Finanças de Moçambique, Ernesto Max Tonela, e pela Presidente Executiva da MCC, Alice P. Albright –várias individualidades moçambicanas e norte-americanas, com destaque para o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, Secretária de Estado na Zambézia, Cristina Mafumo, e Pio Matos, Governador da Província da Zambézia, além de destacados senadores norte-americanos.
Intervindo na ocasião, o Presidente Nyusi referiu ser compromisso de Moçambique assegurar a boa gestão do Compacto II, em linha com as boas práticas, assegurando-se sempre a responsabilização. “Devemos, pois, manter os valores nobres que respeitem o sacrifício dos contribuintes fiscais dos dois países, nomeadamente os Estados Unidos da América e Moçambique”, destacou.
Mais notícias
-
Condições das empresas melhoraram em Novembro
27 de Dezembro, 2022 -
Projectam-se mais dois portos secos nos corredores da Beira e Nacala
27 de Novembro, 2023
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
EXXONMOBIL CANCELA BRIEFING SOBRE PROJECTO DE 30 MIL MILHÕES USD EM MOÇAMBIQUE
30 de Outubro, 2025 -
METAIS RAROS: A MATÉRIA-PRIMA INVISÍVEL QUE MOVE A NOVA ECONOMIA MUNDIAL
30 de Outubro, 2025
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
EXXONMOBIL CANCELA BRIEFING SOBRE PROJECTO DE 30 MIL MILHÕES USD EM MOÇAMBIQUE
30 de Outubro, 2025 -
METAIS RAROS: A MATÉRIA-PRIMA INVISÍVEL QUE MOVE A NOVA ECONOMIA MUNDIAL
30 de Outubro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023
















