
Moçambique poderá ter receitas com a exportação de azulejos
- O país vai se tornar num exportador de azulejos e cerâmicos, com a instalação de uma nova indústria no distrito da Moamba, província de Maputo.
Com efeito, o ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, visitou há dias o empreendimento, no âmbito da monitoria da implementação do Programa Nacional Industrializar Moçambique (PRONAI), bem como do desempenho do sector. Falando no fim da visita, o governante disse que na sua fase operacional a empresa vai impulsionar o desenvolvimento da cadeia de azulejos cerâmicos.
Trata-se de uma iniciativa da Safira Mozambique Cerâmica, Lda, do Grupo Wang-Kand, criada em 2023 com um investimento inicial de US$100 milhões, cobrindo uma área de mais de três mil hectares.
A empresa tem actualmente 800 trabalhadores locais e projecta mais de 1000 após a sua entrada em funcionamento.
 
															O Grupo Wang-Kand tem investimentos em diferentes países africanos e a sua aposta em investir em Moçambique surge na sequência de um convite efectuado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, aquando da sua visita a Uganda em Abril de 2022.
De acordo com ministro da Indústria e Comércio, trata-se de um investidor com experiência neste tipo de fábricas e que tem o mercado consolidado.
“A sua vinda a Moçambique vai melhorar a balança de pagamentos e reduzir as importações, sobretudo dos produtos que serão fabricados nesta indústria. O projecto terá um grande impacto para o país, uma vez que há muitas construções um pouco por todo o lado”, disse.
Este é o terceiro projecto implementado no âmbito do Programa Nacional Industrializar Moçambique, depois das iniciativas Agro-Industrial de Cuamba, na província do Niassa, e do Parque Industrial do Distrito do Dondo, em Sofala.
- Vodacom Lança “Bombinha Touch 4G” Para Democratizar o Acesso à Internet10 de Outubro, 2025
- Turismo Reforça Estratégia De Crescimento Sustentável E Inclusivo Em Moçambique24 de Setembro, 2025
- AT Equaciona Parcerias Público-Privadas Para Descongestionar Machipanda24 de Setembro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-                         
                        Kenmare Destina 40% do Orçamento de Aquisições a Fornecedores Moçambicanos31 de Outubro, 2025
-                         
                        África do Sul Avalia Novo Corte de Taxas de Juro em 2025 com Inflação Sob ...31 de Outubro, 2025
Mais Acessados
-                         
                        Economia Informal: um problema ou uma solução?16 de Agosto, 2019
-                         
                        LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%25 de Maio, 2023
 
                			
                                        			













