CTA aponta redução de 820 para 731 acidentes de trabalho, menos de 10% em 2023 face a 2022

0
727

 

  • O resultado é fruto do trabalho de parceiros sociais e, consequentemente, da consciencialização das empresas sobre a necessidade de se conformarem com as boas pratica relativas a Higiene, Saúde e Segurança no local de trabalho.

 Não obstante os resultados, de acordo com o Vice-Presidente da CTA, Vasco Manhiça, a CTA tem consciência das lacunas que ainda existem nos sectores propensos a acidentes de trabalho e doenças profissionais, nomeadamente, os de construção, o extractivo, entre outros, em que práticas rudimentares de trabalho ainda são observados.

Vasco Manhiça disse ainda que a CTA juntamente com da Fundação Ariel Glaser e o Centro de Colaboração em Saúde (CCS), assinou um memorando de Entendimento que visa promover o engajamento Masculino no local de trabalho, visando a promoção de testes de diversos tipos de enfermidades no local de trabalho.

“Com isso, queremos aproveitar a ocasião, para convidar as empresas e os sindicatos a abraçarem esta iniciativa, incentivando os empregadores a abrirem as portas para os técnicos de saúde alocados para a iniciativa”. Disse

O Vice-Presidente da CTA, instou ainda os empregadores a coordenarem com os responsáveis dos recursos humanos para que os trabalhadores participem, em massa, nas feiras de saúde, pois a CTA entende que a qualidade das condições de trabalho é um dos factores fundamentais para o sistema produtivo

E a melhoria da produtividade das empresas com vista a uma intervenção no sentido da melhoria das condições de trabalho.

“Assim sendo, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) temos organizado sessões de capacitação as empresas sobre a temática da segurança no trabalho, bem como acções de sensibilização sobre a importância da observância do trabalho digno. “Acrescentou

Ainda na ocasião, a CTA, apelou a Inspecção Geral do Trabalho, a fortificar as acções inspectivas de carácter pedagógico, de forma a estimular a cultura de promoção de trabalho digno nas empresas.

E aos empregadores, principalmente aos sectores que os níveis de acidentes de trabalho continuam elevados, a aumentares os níveis de observância de condições de saúde e segurança de condições de saúde e segurança no trabalho, de forma a proporcionarem um ambiente de trabalho seguro para os colobarodores.

Entretanto, aos trabalhadores a CTA incumbiu a responsabilidade da observância permanente das regras de higiene, saúde e segurança plasmadas na lei do trabalho em vigor, para a construção de um ambiente laboral sem acidentes de trabalhos e doenças profissionais.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.