
OPEP mantém a previsão de crescimento da procura de petróleo para 2024, mas reduz a perspectiva quanto ao primeiro trimestre
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) manteve, na terça-feira, 11/06, sua previsão de crescimento relativamente forte da demanda global de petróleo em 2024, apesar do uso abaixo do esperado no primeiro trimestre, dizendo que viagens e turismo apoiariam o consumo no segundo semestre do ano.
Num relatório mensal, a OPEP, afirmou que a procura mundial de petróleo aumentará em 2,25 milhões de barris por dia (bpd) em 2024 e em 1,85 milhões de bpd em 2025. Ambas as previsões não sofreram alterações em relação ao mês anterior.
O relatório da OPEP é o mais recente a assinalar a robustez das condições do mercado petrolífero na segunda metade do ano. O petróleo subiu 3% na segunda-feira, depois que Goldman Sachs disse que a procura de transporte iria empurrar o mercado para um défice no terceiro trimestre.
A OPEP afirmou que o crescimento económico global estável continuou no primeiro semestre de 2024 e previu que a procura mundial de petróleo aumentaria em 2,3 milhões de bpd no segundo semestre.
“Globalmente, o sector dos serviços mantém uma dinâmica estável”, afirmou a OPEP.
“Prevê-se que seja o principal contribuinte para a dinâmica de crescimento económico no segundo semestre de 2024, particularmente apoiado por viagens e turismo, com um consequente impacto positivo na procura de petróleo”.
A OPEP +, que agrupa a OPEP e aliados como a Rússia, implementou uma série de cortes na produção desde o final de 2022 para apoiar o mercado. O grupo concordou em 2 de Junho em estender o último corte de 2,2 milhões de bpd até o final de Setembro e eliminá-lo gradualmente a partir de Outubro.
O petróleo manteve-se estável após a publicação do relatório da OPEP, com o petróleo Brent a descer para os 81 dólares por barril.
Divisão da visão da procura
Há uma divisão maior do que o habitual entre os analistas sobre a força do crescimento da procura de petróleo em 2024, em parte devido a diferenças sobre o ritmo da transição mundial para combustíveis mais limpos.
O relatório mostrou que a OPEP, no extremo superior das previsões, se mantém firme.
Embora a OPEP tenha reduzido a sua estimativa da procura total no primeiro trimestre deste ano em 50 000 bpd, para 103,51 milhões de bpd, aumentou a sua previsão para o segundo trimestre no mesmo valor e não alterou o seu valor para o ano inteiro.
A Agência Internacional de Energia, que representa os países industrializados, prevê um crescimento da procura muito inferior ao da OPEP, de 1,1 milhões de bpd, e deverá apresentar uma actualização do seu ponto de vista nesta quarta-feira, 12 de Junho.
A Goldman Sachs afirmou na segunda-feira que a sólida procura de transportes no verão empurrará o mercado petrolífero para um défice de 1,3 milhões de bpd no terceiro trimestre. Os números do relatório da OPEP implicam um fosso ainda maior entre a oferta e a procura.
A OPEP prevê que a procura de petróleo bruto OPEP+, ou seja, petróleo bruto da OPEP mais os países aliados que trabalham com ela, seja de 43,6 milhões de bpd no terceiro trimestre, muito mais do que o grupo está actualmente a bombear, de acordo com o relatório.
O grupo OPEP+ bombeou 40,92 milhões de bpd em Maio, segundo o relatório, citando dados de fontes secundárias. Este valor representa uma queda de 123.000 bpd em relação a Abril, com as quedas na Rússia e no Cazaquistão a compensarem os aumentos na Nigéria e nos pequenos produtores africanos.
Ouro Cai com Reforço do Dólar e Expectativa sobre Taxas de Juro nos EUA
24 de Novembro, 2025A Ascensão e o Risco: A Bolha da Inteligência Artificial Começa a Mostrar Fendas
24 de Novembro, 2025Bitcoin em Terreno Instável Após Afundar na Maior Fuga ao Risco Desde Março
24 de Novembro, 2025Criptomoedas Afundam Para Mínimos de Vários Meses Com Aversão Global ao Risco
21 de Novembro, 2025
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
CTA Alerta Para Potencial Inexplorado no Comércio Entre Moçambique e Zimbabwe
24 de Novembro, 2025
Mais Vistos
-
CTA Alerta Para Potencial Inexplorado no Comércio Entre Moçambique e Zimbabwe
24 de Novembro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
CTA Alerta Para Potencial Inexplorado no Comércio Entre Moçambique e Zimbabwe
24 de Novembro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023
















