
Conferência em Harare destaca oportunidades do Corredor Logístico da Beira
A Cornelder de Moçambique, SA, concessionária dos Terminais de Contentores e de Carga Geral do Porto da Beira, organizou recentemente uma conferência em Harare, capital do Zimbabwe, com o objectivo de promover as oportunidades existentes no corredor logístico da Beira.
O evento reuniu mais de 200 operadores económicos de Moçambique e Zimbabwe, incluindo empresas de transporte e logística, agentes transitários e aduaneiros, bem como clientes da Cornelder de Moçambique. A conferência serviu para destacar as potencialidades do Porto da Beira no manuseamento de carga geral e contentorizada.
Segundo Jan de Vries, Administrador Delegado da Cornelder de Moçambique, o encontro visou angariar novos clientes e obter feedback dos actuais, com o intuito de melhorar os serviços prestados. “Foi um encontro bastante produtivo, uma vez que muitas das preocupações que foram colocadas tiveram resposta imediata. Esperamos realizar mais encontros dessa natureza no futuro, em países vizinhos como a Zâmbia e o Malawi”, afirmou de Vries.
O Administrador Delegado avaliou positivamente a conferência, destacando o fato de a empresa ter angariado novos clientes para o corredor logístico da Beira, além de ter colhido valiosas ideias sobre como aprimorar ainda mais os serviços oferecidos.
Dave Popatlal, Presidente da Associação Moçambique-Zimbabwe, enfatizou a importância de fortalecer o relacionamento económico e financeiro entre o Zimbabwe e Moçambique. Por sua vez, Cleophas Manyepwa, da Associação dos Transitários do Zimbabwe, considerou a conferência muito benéfica, pois abriu um espaço de diálogo crucial entre as duas partes, reduzindo a incerteza dos agentes econômicos zimbabweanos sobre as potencialidades do corredor logístico da Beira.
Augusto Abudo, Diretor Executivo da empresa Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique (CFM centro), destacou a necessidade urgente de investimentos para garantir a fluidez do tráfego na linha férrea de Machipanda até o Porto da Beira, reforçando assim a eficiência do corredor logístico.
A conferência em Harare marcou um passo importante na promoção e desenvolvimento do corredor logístico da Beira, reforçando a cooperação econômica entre Moçambique e Zimbabwe e abrindo novas oportunidades para o comércio regional. Com planos para futuros encontros e investimentos em infraestrutura, o potencial do Porto da Beira está cada vez mais evidente para os parceiros regionais.
Longas Filas de Camiões Congestionam Fronteira de Machipanda
11 de Novembro, 2025Mercado da Aviação Civil Exige Regulação Mais Robusta e Estrutural
11 de Novembro, 2025
Mais notícias
-
Economia deverá crescer 5,5% e inflação media anual será de 7%, em 2024 – PESOE
11 de Outubro, 2023
Conecte-se a Nós
Economia Global
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023
















