Programa Sustenta: Adelino Buque enaltece os pressupostos, mas chama atenção à eficiência dos executores

0
2374

Sustenta é um projecto de gestão integrada de agricultura e recursos naturais, cujo o objectivo é promover e facilitar o desenvolvimento rural, com vista a contribuir para a melhoria das condições de vida das famílias rurais, tendo em conta que ocupa 90% do território nacional.

Numa primeira fase, com duração de três anos, o Projecto Sustenta foi lançado em 2017 e implementado nas províncias de Nampula e Zambézia.

Face aos resultados obtidos nesta fase, o Governo procedeu ao lançamento da segunda fase do projecto, e desta vez alargado a nível nacional, estando assente em três pilares: aumento da produtividade, financiamento e organização. A iniciativa será implementada pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável, ao longo deste quinquénio 2020-2024 e é avaliado em 616 biliões de meticais, apoio determinante para a aquisição de equipamentos agrícolas, construção de infra-estruturas de irrigação, insumos, sementes certificadas, fertilizantes e armazenamento da produção.

A Confederação das Associações Económicas, através do Presidente do Pelouro do Agronegócio, Adelino Buque, acredita no sucesso da segunda fase do projecto, mas alerta que não se pode comparar com a fase piloto, destinada apenas a duas províncias. Ao mesmo tempo, Buque receia que o mercado não tenha capacidade de receber tamanha produção.

Ainda assim, Buque não tem dúvidas que o projecto como Sustenta, de acordo com o seu programa, poderá alavancar o agronegócio no país, mas sublinha que a materialização dos pressupostos que regem o programa depende muito dos executores.

Para a CTA o pressuposto de dinamização da cadeia de valor, empoderando todos os envolvidos com os recursos necessários e gerando as sinergias possíveis, de forma a aumentar a produtividade, é um dos aspectos que será determinante para a redução das importações. Para Buque, o projecto foi bem concebido à medida que prevê uma produção combinada e em cadeia.

Frise-se que o Projecto Sustenta pretende promover e facilitar o desenvolvimento rural com base em acções para o Desenvolvimento da agricultura de conservação para segurança alimentar e rendimento; Maneio sustentável de recursos naturais e valorização de produtos madeireiros e não madeireiros; Promoção do acesso ao direito de uso e aproveitamento da terra; e Fortalecimento de instituições governamentais e de outros intervenientes.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.