Banco Mundial apoia recuperação no Norte

Banco Mundial apoia recuperação no Norte

0
1232

O Banco mundial aprovou, recentemente, uma subvenção no valor de 100 milhões de dólares para a concretização de um plano de desenvolvimento estratégico para a região norte de Moçambique.

Denominado Projecto de Recuperação da Crise do Norte de Moçambique, será implementado pelo Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projectos (UNOSP), em coordenação com a Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS), abrangendo as províncias de Cabo Delgado, Niassa e Nampula.

Assente num modelo de assistência social produtiva, o projecto vai permitir a criação de 32.000 oportunidades de emprego agrícola e igual quantidade em serviços sociais simplificados, com formação inicial de 48 horas e subsequente acompanhamento ao longo da atividade, tornando possível a autossuficiência dos beneficiários.

Além deste apoio inicial, uma outra tranche no valor de 700 milhões de dólares norte-americanos foi aprovada no âmbito do instrumento de Alocação para Prevenção e Resiliência, desbloqueando financiamento para “prevenir a escalada do conflito e construir resiliência”. Sendo que o Governo moçambicano espera ainda obter a aprovação de outras duas tranches no valor de 150 milhões de dólares, totalizando 1,1 mil milhões de dólares.

O investimento delineado, conforme reconheceu o Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, não resolverá o problema, mas vai ajudar as famílias que estão em situação vulnerável e dependentes da ajuda humanitária. “É um programa de assistência social produtiva basicamente, mas que não deixa de responder as necessidades básicas como educação pela visão integrada do desenvolvimento”, referiu o governante.

[popup_anything id=”4505″]

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.
TagsBMFNDS