
ROMPCO Inaugura Escritório em Maputo e Destaca Compromisso com a Segurança Energética Regional
Questões-Chave:
- A Republic of Mozambique Pipeline Investments Company (ROMPCO) inaugurou novo escritório em Maputo, a 4 de Junho de 2025;
- Iniciativa visa reforçar a presença operacional da empresa em Moçambique e expandir infra-estruturas de transporte de gás;
- Escritório posiciona a empresa para melhor servir o mercado moçambicano e aprofundar relações institucionais e comunitárias;
- ROMPCO destaca o papel estratégico do gasoduto Pande–Temane como eixo de integração energética entre Moçambique e África do Sul;
- Responsabilidade social, desenvolvimento local e atracção de talentos moçambicanos estão entre as prioridades da nova fase.
A Republic of Mozambique Pipeline Investments Company (ROMPCO) inaugurou, esta quarta-feira, um novo escritório em Maputo, sinalizando o fortalecimento do seu compromisso com a segurança energética de Moçambique e da região da África Austral. A decisão insere-se na estratégia de longo prazo da empresa para garantir fiabilidade no fornecimento de energia, ampliar infra-estruturas críticas e aprofundar o envolvimento com os stakehoders locais.
Para Mlandzeni Boyce, Director Executivo da ROMPCO, a abertura deste escritório representa uma extensão natural do compromisso da empresa com a sustentabilidade, fiabilidade e integração regional energética. “O novo espaço físico em Maputo permitirá uma gestão mais eficaz das operações locais, antecipação de necessidades de mercado e coordenação mais estreita com os parceiros moçambicanos”, declarou.
A iniciativa também responde à crescente necessidade de presença operacional permanente, numa altura em que a ROMPCO se prepara para expandir novas infra-estruturas de transporte de gás, especialmente com vista à monetização dos recursos de Pande e Temane.
Integração Regional e Sustentabilidade
Na cerimónia de inauguração, Rudêncio Morais, Presidente do Conselho de Administração, sublinhou a importância estratégica da ROMPCO como ponte energética entre Moçambique e África do Sul, destacando o papel das infra-estruturas transfronteiriças na promoção do desenvolvimento económico regional.
“Este é um exemplo de sucesso em África. Há poucas infraestruturas como estas, que simbolizam integração, crescimento partilhado e aproveitamento inteligente dos nossos recursos”, afirmou Morais.
Adoptando o espírito Ubuntu, Morais reforçou que o sucesso do projecto depende da coesão, do compromisso com o desenvolvimento colectivo e da valorização do capital humano que sustenta a operação, em ambos os países.
Ubuntu é uma filosofia africana que valoriza a interdependência e a solidariedade entre os indivíduos, expressa pela máxima “eu sou porque nós somos”. Neste contexto, significa que o crescimento da ROMPCO deve reflectir-se no progresso das comunidades e das pessoas que a tornam possível — em Moçambique e na África do Sul.
Impacto Local: Talento, Comunidades e Desenvolvimento Social
Além do valor técnico-operacional, a abertura do escritório representa uma aposta directa no desenvolvimento de capital humano nacional, permitindo à ROMPCO atrair e reter talentos moçambicanos, agilizar a execução de projectos e criar sinergias com entidades locais — públicas e privadas.
Segundo Boyce, o novo escritório servirá como “plataforma para aprofundar relações institucionais e comunitárias”, facilitando o alinhamento com associações industriais, autoridades governamentais, distribuidores e fornecedores locais.
A empresa anunciou também que este será o novo ponto de partida para reforçar as iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa (CSI), com acções previstas nas áreas de educação, saúde, formação técnica e infra-estruturas comunitárias, adaptadas às necessidades locais.
Sobre a ROMPCO
A ROMPCO é uma joint venture entre o Governo de Moçambique (via CMG), o Governo da África do Sul (via iGas) e a Sasol. A sua missão é garantir o transporte seguro e fiável do gás natural extraído dos campos de Pande e Temane, beneficiando tanto Moçambique como África do Sul. Segundo diz a própria empresa, pauta por uma actuação responsável, sustentada em valores de excelência operacional, sustentabilidade ambiental e impacto económico duradouro.
Descoberta Da MRG Metals Coloca Moçambique No Mapa Africano Das Terras-Raras
21 de Outubro, 2025
Mais notícias
-
Botswana oferece mais 200 elefantes à Moçambique
11 de Julho, 2024 -
Transformação industrial é um desafio urgente
23 de Junho, 2023
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Tribunal Administrativo Aponta Irregularidades Nas Contas Do Estado De 2024
24 de Outubro, 2025
Mais Vistos
-
Tribunal Administrativo Aponta Irregularidades Nas Contas Do Estado De 2024
24 de Outubro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023
















