
Moçambique Apresenta Mphanda Nkuwa em Londres e Reforça Aposta Estratégica na Energia Hidroeléctrica Regional
Questões-Chave:
- Projecto hidroeléctrico de 1.500 MW é o maior investimento público-privado em infra-estruturas em Moçambique;
- Sessão de alto nível em Londres reuniu investidores globais e parceiros multilaterais;
- Projecto estruturado no modelo BOOT com apoio do Tony Blair Institute for Global Change;
- Mphanda Nkuwa será peça central na transição energética e industrialização da África Austral.
O Governo de Moçambique apresentou, em Londres, o ambicioso Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa (MNK), um investimento avaliado em 5 mil milhões de dólares que poderá posicionar o país como referência continental na exportação de energia limpa e catalisador da industrialização regional.
Num esforço coordenado com o Tony Blair Institute for Global Change (TBI), o Governo moçambicano realizou uma sessão de alto nível destinada a captar o interesse de investidores e parceiros estratégicos para o Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa. Realizado no contexto da iniciativa Missão 300 e do Compacto Nacional de Energia, o evento juntou representantes do Banco Mundial, IFC, MIGA, Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e membros do consórcio liderado pela Électricité de France (EDF), que inclui também a TotalEnergies e a Sumitomo Corporation.
A iniciativa, estruturada segundo o modelo BOOT (Build, Own, Operate and Transfer), pretende consolidar-se como o maior projecto de parceria público-privada em Moçambique. A infraestrutura prevista terá capacidade instalada de 1.500 MW, com uma barragem a fio de água no rio Zambeze, a 61 km a jusante da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, e será acompanhada por uma linha de transmissão de 1.300 km entre Tete e Maputo.
Segundo o Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Estevão Pale, “Moçambique está firmemente empenhado em tornar-se um centro energético regional de referência, contribuindo para o crescimento inclusivo, a resiliência climática e a industrialização em toda a região”.
A apresentação do MNK surge num contexto de crescente procura por fontes energéticas sustentáveis. O Governo defende que o projecto será a opção de menor custo de geração de energia em larga escala no país e terá um impacto directo na melhoria do acesso à energia, na criação de emprego, na capacitação técnica e na expansão industrial, tanto nacional como regional.
O projecto, cuja entrada em operação está prevista para 2032, após fecho financeiro em 2027, destaca-se também pela sua forte componente ESG, com compromissos rigorosos em matéria de sustentabilidade social e ambiental, mitigação de impactos e geração de benefícios tangíveis para as comunidades locais.
O TBI, parceiro técnico do Governo, apoia o Gabinete de Implementação do Projecto (GMNK) nas áreas de modelação financeira, desenvolvimento de investimento, exportação de energia e contratação de firmas especializadas.
Mphanda Nkuwa é visto como um trunfo estratégico para a descarbonização da África Austral, fortalecendo a posição de Moçambique como actor-chave na transição energética do continente africano
METAIS RAROS: A MATÉRIA-PRIMA INVISÍVEL QUE MOVE A NOVA ECONOMIA MUNDIAL
30 de Outubro, 2025TRUMP REDUZ TARIFAS À CHINA EM TROCA DE ACORDO SOBRE FENTANIL E METAIS RAROS
30 de Outubro, 2025PETRÓLEO ABRANDOU MESMO APÓS REDUÇÃO DE TARIFAS ENTRE EUA E CHINA
30 de Outubro, 2025OURO AVANÇA COM RECUO DO DÓLAR E CORTE DE TAXAS DA FEDERAL RESERVE
30 de Outubro, 2025
Mais notícias
-
Fily Sissoko É o Novo Director do Banco Mundial para Moçambique
1 de Julho, 2025 -
Dívida com Rússia poderá ser renegociada
31 de Julho, 2023
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
EXXONMOBIL CANCELA BRIEFING SOBRE PROJECTO DE 30 MIL MILHÕES USD EM MOÇAMBIQUE
30 de Outubro, 2025 -
METAIS RAROS: A MATÉRIA-PRIMA INVISÍVEL QUE MOVE A NOVA ECONOMIA MUNDIAL
30 de Outubro, 2025
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
EXXONMOBIL CANCELA BRIEFING SOBRE PROJECTO DE 30 MIL MILHÕES USD EM MOÇAMBIQUE
30 de Outubro, 2025 -
METAIS RAROS: A MATÉRIA-PRIMA INVISÍVEL QUE MOVE A NOVA ECONOMIA MUNDIAL
30 de Outubro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023
















