Empresas perderam mais de $1,1 mil milhões em 2020

Empresas perderam mais de $1,1 mil milhões em 2020

1
1752

A CTA revela que, devido ao contexto adverso associado a pandemia da COVID-19, o sector empresarial nacional registou perdas de facturação estimadas em cerca de $1,1 mil milhões em 2020, correspondentes a 7% do PIB.

O sector da Hotelaria e Restauração figurou como o mais afectado, sendo que, no caso dos hotéis, a taxa de ocupação caiu para menos de 4% e o volume de facturação reduziu em cerca de 95%.

Entre as causas dessas perdas, estão as 885 horas de funcionamento, o equivalente a  4 meses,  que ficaram inutilizadas, devido as restrições impostas no contexto da contenção da pandemia do Covid-19.

“Para além da queda da procura agregada e das distorções macroeconómicas, o principal factor que determinou estes impactos esteve associado às medidas restritivas impostas pelo Governo no âmbito da contenção da propagação da pandemia da COVID-19”, informa a CTA, acrescentando ainda que no período em análise cerca de 90 mil postos de trabalho foram suspensos.

Ver mais:
COVID-19 expõe e agrava dificuldades de acesso ao crédito pelas PME´s
Face a COVID-19 – Sector privado propõe um maior aposta no turismo doméstico
Banco de Moçambique alerta para a severidade das consequências económicas da pandemia do COVID-19

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.