
Ouro Alivia com Ganhos do Dólar, Enquanto Mercados Aguardam Nomeações para a Reserva Federal
Questões-Chave:
- Preço do ouro recua ligeiramente para 3.376,69 USD/onça, pressionado pela valorização do dólar;
- Nomeações iminentes de Trump para a Reserva Federal mantêm investidores expectantes;
- Probabilidade de corte nas taxas de juro dos EUA em Setembro estimada em 88%;
- Vendas de ouro da Perth Mint caem 33% em Julho.
O preço do ouro desvalorizou ligeiramente esta quarta-feira, reflectindo a valorização do dólar norte-americano e a cautela dos investidores face às decisões esperadas do Presidente Donald Trump sobre a liderança da Reserva Federal.
O ouro spot desceu 0,1%, fixando-se nos 3.376,69 dólares por onça às 06h31 GMT, após ter atingido, na véspera, o nível mais alto em quase duas semanas. Já os futuros do ouro nos EUA registaram também uma descida de 0,1%, para 3.432,40 dólares.
O índice do dólar norte-americano (.DXY) recuperou de uma mínima de uma semana, após dados de emprego mais fracos do que o esperado, reforçando as expectativas de um corte das taxas de juro já em Setembro. Esta valorização da moeda americana reduz o apelo do ouro para os investidores estrangeiros, uma vez que o metal é cotado em dólares.
Segundo Ilya Spivak, responsável de macroeconomia global da Tastylive, “o ouro tem estado preso entre forças contraditórias. A queda nas yields ajudou, mas o dólar tem conseguido manter-se firme, o que gerou o intervalo actual de preços à espera de um catalisador mais claro”.
Num momento de tensão institucional, Trump anunciou que irá nomear, até ao final da semana, um substituto interino para a governadora da Fed, Adriana Kugler, que se demitiu na passada sexta-feira. Também se aguarda a sua escolha para o cargo de Presidente da Reserva Federal.
O CME FedWatch Tool estima agora em 88% a probabilidade de um corte nas taxas directoras em Setembro, apoiado por dados fracos do emprego e pela recente demissão do comissário do Bureau of Labor Statistics por ordem de Trump.
No plano comercial, a tensão entre os EUA e a Índia intensificou-se, com Trump a ameaçar novos aumentos tarifários sobre produtos indianos, devido às importações de petróleo russo. Nova Deli reagiu de forma veemente, classificando as acusações como “injustificadas” e prometendo defender os seus interesses económicos.
Entretanto, a Perth Mint, refinadora australiana, revelou que as suas vendas de ouro recuaram 33% em Julho face ao mês anterior. As vendas de prata desceram para o nível mais baixo dos últimos seis meses.
Nos restantes metais preciosos, a prata spot manteve-se estável nos 37,85 dólares por onça, enquanto o platina recuou 0,1% para 1.319,35 dólares, e o paládio caiu 0,6% para 1.168,17 dólares.
Petróleo Mantém-Se Estável, Mas Queda das Reservas nos EUA Dá Suporte aos Preços
24 de Setembro, 2025
Mais notícias
-
Emprego jovem no centro das discussões com o Banco Mundial
17 de Abril, 2024 -
MRM financia programas de empreendedorismo em Montepuez
22 de Dezembro, 2023

Conecte-se a Nós
Economia Global
-
AT Equaciona Parcerias Público-Privadas Para Descongestionar Machipanda
24 de Setembro, 2025 -
Dólar Reforça Estabilidade Após Powell Reiterar Cautela Sobre Novos Cortes De Taxas
24 de Setembro, 2025
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
AT Equaciona Parcerias Público-Privadas Para Descongestionar Machipanda
24 de Setembro, 2025 -
Dólar Reforça Estabilidade Após Powell Reiterar Cautela Sobre Novos Cortes De Taxas
24 de Setembro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023