Mercado imobiliário norte-americano atinge recordes da última década

0
582

_As taxas de hipoteca nos EUA dispararam na última semana, chegando a 5% pela primeira vez em mais de uma década. A última vez que as taxas atingiram o referido nível foi em fevereiro de 2011.

Segundo estatísticas divulgadas pela Freddie Mac, oficialmente Federal Home Loan Mortgage Corporation, uma corporação de capital aberto apoiada pelo governo dos EUA que actua na área de seguros imobiliários e de crédito relacionado aos imóveis, a taxa média para empréstimos de baixo risco e taxa fixa para compra de casas atingiu 5% na semana finda.

“Enquanto os americanos lutam com altas taxas históricas inflação, a combinação do aumento das taxas de hipoteca, preços elevados das casas e os stocks limitados estão encarecendo a busca por habitação própria”, referiu.

Os custos de empréstimos para habitação têm disparado desde o início do ano, acompanhando o salto nos rendimentos dos títulos do Tesouro norte-americano, no contexto do aperto das condições financeiras para esfriar a demanda na economia em meio à alta inflação. Com efeito, no mês passado, o Federal Reserve elevou sua taxa de referência e sinalizou mais aumentos em um esforço para desacelerar a inflação, que acelerou para o ritmo mais rápido desde 1981. Uma tendência que, segundo analistas, deverá continuar.

Segundo informações avançadas pela Reuters, os formuladores de políticas do Fed agora antecipam uma série de aumentos rápidos das taxas de juros até o final deste ano, pelo menos enquanto buscam reduzir a inflação, depois de elevarem a taxa básica de juros no mês passado pela primeira vez em três anos, com os investidores descortinando um incremento na taxa de fundos do Fed para 2,5% /-2,75% até o final de 2022, acima da meta actual de 0,25% a 0,5%.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.