Abdul Jivane, acaba de ser nomeado o novo Presidente da Comissão Executiva do Banco Nacional de Investimento (BNI), em substituição de Tomás Matola, que foi recentemente indicado para PCA da HCB.
O O.Económico depreende que ao indicar Abdul Jivane, que até então vinha desempenhando as funções de administrador, o accionista, o Estado, através do Instituto de Gestão das Participações do Estado, (IGEPE), aposto na estabilidade e continuidade na condução dos destinos do BNI, após a saída de Tomas Matola, já que o agora PCE do BNI, é um quadro de carreira na casa, onde exerceu vários cargos antes de chegar a Administrador Executivo e, agora a Presidente da Comissão Executiva.
Para além da decisão de indicar Abdul Jivane para PCE, a Assembleia Geral Extraordinária do Banco Nacional de Investimento, S.A, reunida, esta quinta-feira, 31 de Agosto, em Maputo, nomeou Edson Bartolomeu Manguinhane para o cargo de vogal do Conselho de Administração e da Comissão Executiva, ou seja Administrador Executivo e Membro do Conselho de Administração. Manguihane, igualmente quadro da casa, vinha desempenhando as funções de Director da Banca Corporativa e de Investimento.