
Access Bank lança linha de financiamento de US$ 60 milhões para estimular o sector comercial em Moçambique
O Access Bank Plc vai conceder um financiamento comercial de 60 milhões de dólares para cinco países africanos, incluindo Moçambique. Com esta acção o banco pretende reforçar a capacidade de importação e exportação das empresas locais e também colmatar o défice de fornecimento de divisas.
O valor, disponibilizado pela British International Investment (BII) – uma instituição de financiamento de desenvolvimento do Reino Unido – deverá reforçar as condições de financiamento às economias mais frágeis. A BII estima que o programa de empréstimos possa estimular o volume do comércio africano em 90 milhões de dólares.
Além de reforçar a relação contínua entre a British International Investment e um dos maiores bancos comerciais de África, o acordo de concessão de crédito ao Access Banc Plc facilita o fornecimento de liquidez sistémica durante um período caracterizado por um ambiente macroeconómico difícil.
A Organização Mundial do Comércio estima que, entre 80% e 90% do comércio mundial, dependa da disponibilidade de crédito comercial. Antes da pandemia da COVID-19 esse défice de financiamento ascendia a 82 mil milhões de dólares em África e tem vindo a aumentar.
O financiamento da BII, através do Access Bank Plc, responde ao desafio associado à inflação mais elevada e ao aumento do custo do capital, que exercem uma pressão negativa no desempenho da moeda nos mercados-alvo do programa, nomeadamente em Moçambique, República Democrática do Congo, Ruanda, Serra Leoa e Zâmbia.
Por outro lado, reconhecendo os efeitos positivos dos fluxos comerciais robustos nas economias e nos meios de subsistência, o Access Bank pretende fornecer 15% do financiamento do comércio em África, através do aumento das carteiras comerciais das suas filiais.
Ao abranger especificamente as economias dependentes das importações – muitas das quais marcarão o primeiro contacto com o programa de empréstimos ao comércio da BII – a instituição está a capitalizar oportunidades que se abrem no âmbito do Acordo de Comércio Livre Continental Africano.
Para o Administrador Delegado do Access Bank Mozambique, Marco Abalroado, “esta parceria representa um marco significativo para o Banco e fortalece ainda mais o compromisso em impulsionar o crescimento económico e o comércio no continente africano”. “Estamos comprometidos em utilizar esses recursos de forma estratégica para impulsionar sectores-chave e promover o desenvolvimento sustentável das nossas comunidades”, disse o mesmo responsável, sublinhando também a possibilidade que se abre aos comerciantes e às mulheres. “Estamos ansiosos para implementar as oportunidades promissoras que este financiamento trará. Continuaremos empenhados em oferecer soluções financeiras inovadoras e de impacto positivo ao comércio no geral, e também no empoderamento feminino”, disse ainda Marco Abalroado.
O Acces Bank acredita que o financiamento canalizado para as empresas nos sectores da construção, da indústria transformadora e dos produtos de grande consumo, vai contribuir directamente para a materialização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Por outro lado, o financiamento deverá melhorar os meios de subsistência e a manutenção dos postos de trabalho dos importadores e exportadores com acesso limitado a empréstimos comerciais em divisas.
Inhambane Catalogada Como Destino Preferencial do Turismo Nacional
1 de Novembro, 2025
Mais notícias
-
Emprego jovem no centro das discussões com o Banco Mundial
17 de Abril, 2024 -
FACIM Afirma-se Como Espelho da Nação e Plataforma de Parcerias Estratégicas
26 de Agosto, 2025
Conecte-se a Nós
Economia Global
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023
















