África do Sul: Absa regista aumento marginal do lucro anual

0
330

O Absa Group, instituição de crédito sul africana, reportou esta segunda-feira, 11/03, um aumento marginal no lucro anual, já que um impulso do crescimento pré-provisão foi compensado por maiores deficiências de crédito.

Os cinco principais bancos privados sul-africanos, incluindo o Absa – um dos maiores do continente – são geralmente conhecidos por terem balanços bem capitalizados e práticas de empréstimo estritamente conservadoras.

Mas as pressões inflacionistas, as elevadas taxas de juro, os apagões regulares de energia e os estrangulamentos logísticos estão a afectar os clientes de retalho e as pequenas empresas mais sensíveis destes bancos, conduzindo a incumprimentos.

O banco registou um lucro de 20,9 mil milhões de rands (1,11 mil milhões de dólares) no ano que terminou a 31 de Dezembro, um aumento de 1% em comparação com o período correspondente do ano anterior.

As receitas aumentaram 8% para 104,5 mil milhões de rands, enquanto o lucro antes de provisões aumentou 6% para 50,1 mil milhões de rands.

As imparidades de crédito aumentaram 13%, para 15,5 mil milhões de rands, uma vez que as imparidades nas actividades de empréstimos garantidos aumentaram, especialmente na África do Sul, o maior mercado do Absa em termos de receitas.

O Absa declarou um dividendo de 13,70 rands por acção, um aumento de 5%.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.