• A empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) retoma, hoje (05/12), a circulação do comboio de passageiros na Linha de Machipanda.

A linha de Machipanda, com uma extensão de 317 quilómetros, partindo da estação da Beira à estação fronteiriça de Machipanda, é de relevância estratégica para o Corredor da Beira, em especial para o vizinho Zimbabwe, cujas exportações e importações são asseguradas pelos portos e corredores moçambicanos.

As obras de reabilitação da linha consistiram, essencialmente, entre outros trabalhos, na eliminação das curvas com raios apertados que impediam a circulação de comboios com a segurança e velocidade desejadas.

O comboio vai circular nas segundas-feiras e sábados, no sentido Beira-Machipanda e, terças-feiras e domingos, no sentido Machipanda-Beira.

Além do comboio, irá circular, na mesma linha, uma automotora, na terça e quinta-feira, entre as cidades da Beira, em Sofala e Chimoio, na província de Manica.

Entretanto, já na linha de Sena, a empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique introduz, no próximo dia 10 de Dezembro corrente, a terceira carreia, Beira – Moatize e vice-versa. 

Uma vez concluída, a linha de Machipanda vai aumentar o volume de manuseamento de cargas para 3,5 milhões de toneladas por ano.

A Linha de Machipanda, cujas obras de reabilitação iniciaram em 2019, custou US$ 200 milhões e deu emprego a 600 trabalhadores.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.