Balama: a maior mina de grafite de África entregou 18.000 toneladas no terceiro trimestre

0
1541
  • Balama é a maior mina de grafite de Moçambique e de África. Há vários meses que o proprietário, a Syrah Resources, tem vindo a reduzir a capacidade de produção para se adaptar a uma situação de elevados stocks junto dos compradores e, por conseguinte, de diminuição da procura.

Em Moçambique, a mina de grafite de Balama entregou 18.000 toneladas no final de uma campanha de produção de 32 dias durante o terceiro trimestre de 2023. O facto foi anunciado a 17 de Outubro pela proprietária, a  empresa australiana Syrah Resources, que explicou que as operações na maior mina de grafite de África tinham sido suspensas no início do trimestre, enquanto se aguardava uma melhoria na procura do mercado.

Em relação ao terceiro trimestre de 2022, a produção de Balama regista assim uma redução de 58%. Note-se que a medida de suspensão estava em vigor desde o segundo trimestre de 2023, período durante o qual a mina entregou apenas 15 000 toneladas de grafite natural. Se a melhoria das condições de mercado que justificaram a retoma da produção se mantiver, a Syrah espera entregar cerca de 20.000 toneladas de grafite natural no último trimestre do ano.

Durante o terceiro trimestre de 2023, a empresa vendeu 23.000 toneladas de grafite natural, em comparação com 15.000 toneladas no segundo trimestre. No total, foram vendidas 68.000 toneladas de grafite natural nos primeiros nove meses do ano, contra 134.000 toneladas no mesmo período de 2022. Esta quebra não pode deixar de afectar as receitas anuais da empresa e, por conseguinte, a parte paga ao Estado moçambicano.

Nas suas previsões iniciais para 2023, as autoridades moçambicanas esperavam uma produção anual de grafite de 270 000 toneladas. No final do primeiro semestre, este objectivo só foi atingido em 22%, segundo um documento orçamental do Ministério da Economia e Finanças.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.