Banco de Moçambique defende melhor interacção entre Política Fiscal e Política Monetária

0
767

Apresentando-se com o slogan “Por um Metical estável e um sistema financeiro sólido e inclusivo”, a XV edição das Jornadas Científicas do Banco de Moçambique, assume um perfil especial este ano, na medida em que faz parte de um conjunto de eventos seleccionados para a celebração do jubileu de ouro do Banco de Moçambique, cujo ponto mais alto será no dia 17 de Maio de 2025.

Para a presente edição, o Conselho de Administração do Banco de Moçambique escolheu o tema “Interacção entre as Políticas Monetária e Fiscal”.

O Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, justificou a escolha deste tema pelo facto de derivar do “entendimento de que a interacção óptima entre as duas políticas é um aspecto essencial para garantir a estabilidade macroeconómica, e assegurar maior eficiência e eficácia no alcance dos objectivos de cada uma das políticas” 

Zandamela acrescentou que “a estabilidade de preços é determinante para um crescimento económico sustentável e inclusivo – objectivo primário da política fiscal – a disciplina fiscal, é também indispensável para a manutenção de uma inflação baixa e estável – objectivo principal da política monetária”.

Tal como disse, “torna-se evidente a inter-relação entre as duas políticas, e o facto de que a actuação de uma não pode negligenciar os efeitos que pode gerar na outra, para não comprometer os objectivos de ambas políticas e não gerar desequilíbrios macroeconómicos”.

É perante esse entendimento que o banco central e conselheiro financeiro do Governo, tem estado a trabalhar em estreita coordenação com o Ministério da Economia e Finanças, interacao que o Governador do Banco de Moçambique considera estar a “contribuir para a consolidação fiscal e o reforço da resiliência, perante uma estrutura económica vulnerável à múltiplos choques e riscos”.

Rogério Zandamela admitiu que sendo o Banco de Moçambique o gestor da política monetária, sente necessidade de colher experiências para o desenvolvimento de mecanismos que proporcionem uma interacção óptima com a política fiscal. 

O orador principal desta XV Edição das Jornadas Científicas do Banco de Moçambique é Jean-Claude Kassi Brou, Governador do Banco Central dos Estados da África Ocidental, a quem coube o papel de fazer o enquadramento geral do tema e partilhar a experiência dos Estados da África Ocidental na interacção entre as políticas monetária e fiscal.

 No evento são apresentado três trabalhos de pesquisa seleccionados pelo júri,

primeira apresentação, da autoria dos senhores Roque Magaia e Edurêncio Vuco, tem como tema “Análise da Interacção entre as Políticas Fiscal e Monetária em Moçambique: Uma Abordagem Baseada na Teoria de Jogo”.

Na segunda apresentação, pelo duo constituído por Euclides Matlombe e Salvado Raisse, que se debruca  “Dominância Fiscal e seu Impacto na Política Monetária: Uma Análise sobre a Economia Moçambicana (2017-2023)”.

A terceira apresentação, feita por Quisito Januário, e tem como tema “Modelagem Econofísica da Interacção entre as Políticas Monetária e Fiscal Moçambicana: Desafios Entrópicos à Oportunidades Eficientes e Sustentáveis (Opções de Óptima Combinação)”.

Para Rogério Zandamela estas apresentações constituem um contributo para alargar a compreensão do desafio de reforçar a interacção entre as políticas monetária e fiscal.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.