Banco Mundial apoia economia rural

Banco Mundial apoia economia rural

0
1169

O Banco Mundial aprovou, recentemente, uma subvenção no valor de 150 milhões de dólares americanos, da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), em apoio à primeira fase do Programa de Economia Rural Sustentável de Moçambique.

O programa, cuja primeira fase terá a duração de 10 anos, visa melhorar a renda e a resiliência das comunidades nas áreas rurais, informou a instituição em comunicado.

“O potencial do sector continua a ser desafiado pela baixa produtividade, principalmente devido à baixa adopção de tecnologias, oferta limitada de serviços agrícolas, juntamente com alta sazonalidade na produção, e ainda, o aumento da vulnerabilidade climática. Este projeto visa abordar alguns desses desafios”, explicou Diego Arias Carballo, Economista Chefe de Agricultura, e líder de equipa de trabalho da operação.

A iniciativa pretende abordar alguns dos desafios urgentes enfrentados pelos pequenos produtores agrícolas e pescadores, assim como pelas Micro Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) do sector, ao mesmo tempo que procurará melhorar as práticas de gestão dos recursos naturais.

A operação será implementada pelos Ministérios da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER), Terra e Ambiente (MTA) e Mar, Águas Interiores e Pescas (MIMAIP), assegurando apoio aos pequenos produtores agrícolas e pesqueiros no sentido de aumentarem a sua produtividade e acesso aos mercados assim como irá ajudar as MPMEs a melhorarem as suas vendas, ao mesmo tempo que promove a adopção de práticas agrícolas inteligentes para o clima.

Além do investimento em serviços de extensão e infraestruturas básicas resilientes de transporte rural, o programa adopta uma abordagem de paisagem para a resiliência rural, vinculando o apoio à produtividade e agregação de valor no sector agrícola, à adopção de práticas sólidas de gestão de recursos naturais das quais a produção rural depende.

Considerando que o meio rural é a base do sustento da maioria da população moçambicana, a iniciativa trata ganhos significativos na melhoraria da Renda e Resiliência da Economia Rural em Moçambique. Pois, Conforme apontou Idah Z. Pswarayi-Riddihough, Diretora do Banco Mundial para Moçambique, Madagáscar, Comores, Maurícias e Seychelles, “(…) o rápido crescimento da população rural adiciona a cada ano cerca de 450.000 jovens à força de trabalho do país, o que faz com que o enfoque no crescimento da renda rural seja um imperativo para promover o crescimento inclusivo e prevenir conflitos

O programa está em linha com as prioridades do país delineadas no seu Plano Quinquenal, o Quadro de Parceria do Banco Mundial com Moçambique para o Ano Fiscal 2017-21, bem como, o novo enfoque de prevenção de conflitos e fortalecimento da resiliência das atividades do Banco Mundial em Moçambique.

 

Ver mais: 

 

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.