Central de Temane: obras civis concluídas

0
783

Está praticamente concluída a parte civil da construção da Central Térmica a gás natural em Temane, distrito de Inhassoro, província de Inhambane, decorrendo actualmente o apetrecho das infra-estruturas e trabalhos electromecânicos.

“A primeira turbina e o primeiro gerador chegaram ao local no mês transacto. A segunda turbina já saiu de Maputo para Temane”, assegurou ao “Noticias” o Presidente do Conselho de Ad ministração da Electricidade de Moçambique (EDM), Marcelino Gilda.

Segundo o Notícias, o PCA da EDM, reiterou que os prazos estabelecidos serão cumpridos, apesar de as obras registarem um atraso de dois meses devido a factores como o conflito Rússia Ucrânia, que interferiu na disponibilização dos materiais para a construção, e do ciclone Freddy, que obrigou à paralisação das actividades.

No entanto, foi desenhado um plano de recuperação do tempo perdido, pelo que a empreitada será concluída no tempo previsto, conforme garantiu Marcelino Gildo.

A central terá capacidade para gerar 450 megawatts, o que vai acrescentar em 16 por cento a oferta de energia, quer para o mercado nacional quer para a exportação.

Fornecera energia de baixo custo e fiável da EDM para satisfazer 1.5 milhão de famílias, mediante um contrato de 25 anos.

Com um investimento de 652,3 milhões de dólares norte-americanos, a central vai produzir energia num modelo de ciclo combinado à base de gás natural, numa parceria público privada válida também por 25 anos, de vendo no final o empreendimento reverter se para o Estado moçambicano.

Refira-se que o empreendimento será complementado por uma linha de transmissão de electricidade Temane Maputo, com 563 quilómetros, construída pelo empreiteiro espanhol TSK, num investimento de 500 milhões de dólares norte-americanos.

A linha, cuja construção vai durar 34 meses, terá subestações em Vilankulo, Chibuto e Matalane, nas províncias de Inhambane, Gaza e Maputo, respectivamente.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.