
100 MILHÕES DE DÓLARES PARA CAPACITAR CDC’ AFRICANOS
O Banco Mundial, aprovou, hoje, 21 de julho, um programa de apoio para os centros de controlos de doenças (CDC’s) africanos no valor de 100 milhões de dólares americanos. O Montante destina-se a a ajudar ao reforço da capacidade técnica e quadro institucional visando incrementar o apoio ao continente no seu preparo para detectar e responder aos surtos de doenças e emergências de saúde pública.
O anúncio surge numa altura em que o continente africano está a enfrentar vários surtos de doenças infeciosas, para alem da COVID-19, e a existência de riscos crescentes emergentes.
Considerando o contexto do anuncio, O.Económico, entende que as avaliações recentes revelaram alargamento de lacunas em matérias de prontidão que desproporcionalmente impactam os mais pobres e os mais vulneráveis. Abordagens regionais de políticas de saúde e intervenções em complementaridade com o esforço de cada pais e global enfatizaram a importância de um forte CDC em África visando a salvaguarda da saúde no continente.
Importante notar que, em linha com a Agenda 2063 da UA, que recomenda a saúde como uma agenda pilar para o alcance dos objectivos de desenvolvimento de longo prazo, no objetivo do programa de apoio aos CDC’s africanos no combate as ameaças actuais e futuras de saúde pública será critico apoiar os CDC’d de África na sua transição para organismos autónomos de saúde da UA e consolidar o seu papel como uma instituição de saúde pública regional e global. Ainda este ano a UA atribuiu a AFRICA CDC o estatuto de um organismo autónomo de saúde da AU.

“Africa está a mudar a dinâmica na seu percurso para materialização de uma nova ordem de saúde pública e o projecto surge num momento critico na medida em que nos focamos no reforço de nosso apoio ao estados membros da UA nas agendas de saúde e segurança e nos consolidamos como organismo autonomo da UA, disse Ahmed Ogwell Ouma, Director interino do CDC Africa , para quem, a parceria com o Banco Mundial como extremamente importante, numa altura que a instituição se encontra em transição. E espera colaborar com o Banco Mundial e outros parceiros para maximizar o impacto doeste crucial investimento na grantia do futuro da saúde no continente.

O nosso investimento no CDC AFRICA sublinha o compromisso de longo prazo de apoiar as instituições regionais africanas e a agenda da prontidão da supara quem, doenças não respeitam fronteiras e devem ser combatidas colectivamente, requerendo liderencas fiáveis a nível reregional e fortes sistemas de saúde ao longo do continente de publica do continente, disse Boutheina Guermazi, Directora do Banco Mundial para a Integracao Regional, para africa subsahariana, Medio Oriente e Norte de Africa.
 
                			
                                        			













