
Chuvas intensas provocam caos e drama, expõem vulnerabilidades das infra-estruturas e debilidades no ordenamento territorial urbano
A precipitação desde domingo, 24/03, foi superior a 150 milímetros segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), as intensas chuvas. Estão a provocar inundações e danos em infra-estruturas na província de Maputo, particularmente nas cidades de Maputo e Matola, no sul de Moçambique.
O INAM diz tratar-se de um sistema de baixa pressão que afecta a região sul de Moçambique, que devera se fazer sentir até na terça-feira, 26/03.
As chuvas estão a deixar um cenário desolador tanto dentro como fora dos centros urbanos da Cidade de Maputo e Matola
Na cidade da Matola cerca de 4.000 pessoas estão sendo retiradas dos bairros críticos para os centros de acomodação que foram criados pelo município da Matola. Vários bairros das cidades de Maputo e Matola estão inundados, devido a chuva torrencial que cai desde a madrugada de hoje nestes dois centros urbanos.
Dados preliminares indicam que o temporal afectou igualmente mais de 50 mil pessoas causando ferimentos a 71.
O mau tempo deixou ainda 149 casas totalmente destruídas, e 2700 parcialmente danificadas, e cerca de 6800 residências inundadas.
A intempérie afectou igualmente 271 escolas, e 73 unidades sanitárias, tendo atingido uma área de 26mil hectares de culturas diversas
Esta é uma situação que afecta a milhares de famílias, algumas das quais assoladas pela segunda vez, em menos de uma semana, por inundações contando-se a passagem recente da tempestade moderada severa “Filipo”.
Um técnico da Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos, no Ministério da Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (MOPHRH), Isaque Filimone avançou que a situação resulta da alta densidade habitacional aliada ao défice de sistema de drenagem nas cidades de Maputo e Matola.
“Devido a densidade populacional os solos são compactados e isso faz com que a capacidade de filtração dos solos seja diminuída daí que, pequena chuva quando cai ela não consegue ser infiltrada, gera escoamento e começa a criar cenários de inundação”, explicou Filimone.
“A outra situação que vem a agravar este cenário é o deficiente sistema de drenagem das águas da chuva, pelo facto de que a chuva que está a cair ser muito intensa. Existem imagens que estão a circular neste momento que dão conta que a zona da baixa da cidade, Toyota, 25 de Setembro estão neste momento inundados”, acrescentou.
Por isso, a fonte recomenda a tomada de medidas de precaução devido às fortes correntes de água nos sistemas de drenagem, bem como nos rios da região sul do país.
“Aconselhamos que as pessoas evitem atravessar o leito dos rios em situações de níveis altos. Os centros urbanos são caracterizados em alguns lugares por algumas valas de drenagem e que numa situação destas em que temos o pavimento totalmente inundado nós não conseguimos nos aperceber que aqui estamos numa vala de drenagem”, avançou.
Advertiu ambos peões e automobilistas que correm risco de cair nas valas de drenagem, então é preciso ter muita atenção, sobretudo o indivíduo tem que se segurar, tem que esperar até que a situação normalize”.
Na cidade de Xai-Xai, em Gaza, centenas de famílias, em vários bairros da autarquia, estão sem abrigo, devido a inundação das suas residências, por conta de fortes chuvas, acompanhadas de trovoada, que se registam desde finais da tarde deste sábado.
Por outro lado, várias vias de acesso, estão intransitáveis, apresentando enormes crateras, provocadas pela corrente das águas pluviais.
O vereador de obras e infra-estruturas no município de Xai-Xai, Rogério Manjate, descreve a situação como critica, sobretudo nos bairros da zona Baixa.
Rogério Manjate, diz que várias equipas do município de Xai-Xai, estão no terreno para avaliar os prejuízos causados pela chuva intensa que continua a cair.
Entretanto, os Serviços de Meteorologia, em Gaza, apontam que a situação da chuva que afecta a zona costeira dos distritos de Xai-Xai e Limpopo já era previsível e recomendam medidas de precaução, uma vez que poderá continuar a chover até esta segunda–feira.
Mais notícias
-
2100 expositores presente na 57ª Edição da FACIM
30 de Agosto, 2022 -
Matola na HCB
4 de Maio, 2023
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
TRUMP REDUZ TARIFAS À CHINA EM TROCA DE ACORDO SOBRE FENTANIL E METAIS RAROS
30 de Outubro, 2025
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
TRUMP REDUZ TARIFAS À CHINA EM TROCA DE ACORDO SOBRE FENTANIL E METAIS RAROS
30 de Outubro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023
















