CONTRATAÇÃO DE DÍVIDAS: PCA DO MOZA BANCO CONVIDA EMPRESÁRIOS A SEREM PRUDENTES

0
864

Um líder que não se assume nos momentos mais turbulentos não é reconhecido pelos seus seguidores”. Diz João Figueiredo

O Presidente do Conselho de Administração (PCA), do Moza Banco, João Figueiredo, chama as empresas moçambicanas a serem mais prudentes e assertivas na contratação de dívidas na Banca e agentes financeiros. 

Figueiredo defende que no lugar de pensarem inadvertidamente em dívidas, os empresários devem ter maior rigor na poupança e no investimento, face à conjuntura actual, caracterizada por restrições monetárias e uma cada vez maior vulnerabilidade das principais moedas internacionais. 

De acordo com o Comunicado de Imprensa partilhado pelo “Moza”, João Figueiredo falava, esta quinta-feira, (28/09), durante um Masterclass denominado “Liderança na Prática”, no onde partilhou o seu trajecto líder institucional. O orador disse que indicadores mostram que nos próximos anos as taxas de juro podem ser ainda mais elevadas, encarecendo o dinheiro e tornando ainda mais desafiadora a jornada empresarial. 

João Figueiredo, PCA do Moza Banco

O PCA do “MOZA” refere ainda que os dois últimos notáveis eventos de abalo social, nomeadamente a pandemia da Covid-19 e a Guerra na Ucrânia fragilizaram ainda mais a economia mundial, o que faz com que os estudiosos prevejam momentos difíceis na próxima década. Daí que as empresas devem melhorar a gestão da liquidez e dos ganhos de curto-prazo. 

As crises cíclicas que conhecemos nos últimos 30, 50 e 100 anos agora já não são nem tão previsíveis nem tão distantes uma das outras, como era no passado… em todos os sectores, os momentos de crise desafiam as lideranças, exigindo delas a plena demonstração de auto-controle e de dianteira”. Alertou.

Figueiredo aponta para a necessidade se cultivar fortes relações interpessoais com os clientes e com todos os stakeholders a nível da banca.

 “A Banca tem que ser relacional. O que vai nos diferenciar dos outros é a nossa capacidade de criar ligações relacionais fortes e duradouras”. Apontou 

O PCA deixou um alerta inclusive para as famílias, realçando que as taxas fixas são mais previsíveis e, por conseguinte, facilitam a planificação orçamental do devedor.

“Se vai contrair uma dívida talvez este seja o momento de deixar de optar por taxas variáveis, preferindo taxas fixas”. Sugeriu. 

Participaram no Masterclass personalidades nacionais que incluem o antigo Presidente da República, Joaquim Chissano, os empresários Salimo Abdula e Daniel David e a Activista para os Direitos Humanos, Josina Machel.

Moza Banco é um dos principais bancos comerciais em Moçambique, oferecendo uma ampla gama de produtos e serviços financeiros para clientes corporativos, PMEs e particulares. Com uma abordagem centrada no cliente, o Moza Banco busca impulsionar o desenvolvimento económico e promover a inclusão financeira. O Moza possui a maior percentagem de estrutura accionista moçambicana.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.