
Cornelder com 46% de aumento de carga manuseada em 2020
A “Cornelder de Moçambique”, empresa concessionária do porto da Beira, registou até ao final de Dezembro de 2020, um desempenho operacional positivo, tendo manuseado no Terminal de Carga Geral 3,1 milhões de toneladas, contra 2,1 milhões de 2019, representando um crescimento de 46%.
A empresa informa que a tendência de crescimento verificada deve-se ao aumento de importações de fertilizantes, destacando a contribuição das encomendas destas mercadorias pelo Zimbabwe e Malawi. O desempenho operacional positivo resultou igualmente das compras no exterior de clínquer, matéria-prima usada no fabrico de cimento, por parte de Moçambique
Contrariando o desempenho do Terminal de Carga Geral, no Terminal de Contentores foram manuseados 255.459 contentores, contra 259.938 em 2019, uma redução de 1,7%. Esta queda deve-se, sobretudo, à redução do transporte marítimo no primeiro semestre do ano e à paralisação de várias indústrias a nível mundial por causa das restrições impostas no âmbito da prevenção ao coronavírus. Também contribuiu para esta redução, o decréscimo registado na exportação de madeira e importação de diversos bens, revela o comunicado.
Para este ano, a “Cornelder de Moçambique” perspectiva dar continuidade ao seu plano de investimento, principalmente na construção de novos acessos à infraestrutura, expansão dos parques de armazenagem, tanto do terminal de contentores como de carga geral, aquisição de equipamentos de manuseamento modernos e na introdução de novos sistemas operativos de gestão.
Estes investimentos visam melhorar o desempenho da infraestrutura portuária e, consequentemente, aumentar as suas quotas de mercado, principalmente no que refere aos mercados do `Hinterland´, nomeadamente no Malawi, Zâmbia, República Democrática de Congo e Zimbabwe.
[popup_anything id=”4505″]
 
                			
                                        			

















