
Crescimento económico acelerará para níveis acima de 5% nos próximos anos, prevê Standard Bank
- Desenvolvimento humano e de infraestruturas essenciais para uma recuperação económica sustentável do País

Economista-Chefe do Standard Bank, Fáusio Mussá
Enquanto isso, Moçambique está a fazer uma recuperação lenta do crescimento económico, afectado pelos efeitos da pandemia, do choque mundial do preço dos combustíveis na sequência da invasão da Rússia à Ucrânia, bem como da exposição do País aos choques climáticos recorrentes, disse o Economista-Chefe do Standard Bank, Fáusio Mussá, no decurso do Economic Briefing deste banco, ocorrido na última quinta-feira, dia 27/04, na cidade de Maputo.
Esse contexto, tem feito com que a estabilidade macroeconómica em Moçambique requeira uma certa atenção, deste logo, o aperto na política monetária, para ajudar a manter a estabilidade da moeda e conter a inflação. Contudo, verifica-se que espaço política fiscal torna-se limitado para apoiar a aceleração económica, uma vez que a despesa de investimento mantém-se relativamente baixa.
O Economista-Chefe do Standard Bank considera ainda que o investimento esperado nos recursos naturais, pode acelerar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), para níveis acima de 5% nos próximos anos, de uma média pouco abaixo dos 3% entre 2016 e 2022.
Isto significa que muito provavelmente o PIB passa a crescer acima do crescimento populacional.
“Do ponto de vista da sustentabilidade da recuperação económica, é importante que o crescimento seja mais inclusivo e que se traduza em desenvolvimento humano”, frisou o Economista-Chefe do Standard Bank.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), publicado pelas Nações Unidas, que mede um conjunto de dimensões incluindo a saúde (esperança de vida), o conhecimento (anos de escolaridade) e o padrão de vida (produto nacional bruto “per capita”) coloca Moçambique entre os países com menor desenvolvimento humano no mundo, ocupando a posição 185, num total de 191 economias.
É também importante que o País disponha de infraestruturas que apoiem a aceleração do crescimento económico e que sejam resilientes aos impactos cíclicos das mudanças climáticas.
Nesta edição 2023 do Economic Briefing, o painel de debate centrou-se à volta da discussão sobre o desenvolvimento de infraestruturas no sector da electricidade e estradas, como pilares para a sustentabilidade da recuperação económica.
Sobre este tópico, Fáusio Mussá considera que, dadas as limitações do Estado para financiar projectos de investimento à escala das necessidades do País, num contexto em que o rácio da dívida pública mantém-se acima de 100% do PIB, torna-se imperativo acelerar as reformas em curso, para tornar este sector mais atractivo ao investimento privado.
Moçambique tem implementado com sucesso um conjunto de projectos de infra-estrutura, através de parcerias público privadas (PPP), para a geração de electricidade e para operacionalizar os corredores de desenvolvimento (Maputo, Beira, Nacala). A integração regional desta economia tem sido um pilar para viabilizar estes investimentos.
Como resultado, espera-se uma aceleração de reformas no âmbito do pacote de medidas para acelerar o crescimento económico e que o sector privado participe, activamente, nas oportunidades que o mercado apresenta, em diferentes escalas, na geração de electricidade e no desenvolvimento de infraestruturas.
Economic Briefing do Standard Bank, ocorrido na última quinta-feira, dia 27/04, na cidade de Maputo, foi o décimo oitavo, um evento que visa partilhar as perspectivas de evolução da economia com os seus clientes, bem como fomentar o debate sobre questões económicas com a sociedade.
Comentários
Hollard Moçambique Destaca-se como a Maior Seguradora do Mercado
20 de Março, 2025CEO do UBA África Fortalece Parcerias Estratégicas em Moçambique
19 de Março, 2025
Mais notícias
-
EUA prometem US$ 55 mil milhões para África para os próximos 3 anos
16 de Dezembro, 2022 -
Descartada nova restruturação da dívida
9 de Novembro, 2021
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Em 2025: Standard Bank prevê crescimento da economia nacional em 3%
20 de Março, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023