Descoberta de fosfato na Noruega pode alimentar carros eléctricos nos próximos 50 anos

0
597
  • Um enorme depósito de um mineral valioso chamado fosfato, que pode ser usado para alimentar carros eléctricos e painéis solares, foi descoberto na Noruega

A mineradora que a encontrou, a Norge Mining, diz que há até 70 mil milhões de toneladas de fósforo presentes – o suficiente para atender à demanda nos próximos 50 anos.

O fósforo está na lista de minerais importantes para a economia da União Europeia.

Antes desta descoberta, a maior quantidade de rocha fosfática encontrava-se na região do Sahara Ocidental, – cerca de 50 mil milhões de toneladas.

De acordo com estimativas do Serviço Geológico dos EUA, a China tem 3,2 mil milhões de toneladas de fosfato e o Egipto 2,8 mil milhões de toneladas.

O fósforo é um mineral que provém da rocha fosfática.

É um recurso finito, o que significa que existe apenas uma certa quantidade no mundo e que acabará por se esgotar.

Cerca de 90% do fosfato extraído é utilizado para produzir fertilizantes para a indústria agrícola.

Há uma preocupação de que a dependência do fosfato, que está acabando em todo o mundo, possa levar à escassez de alimentos.

Há também preocupação com o impacto ambiental, uma vez que o fertilizante fosfatado que escorre da terra na água da chuva causou a proliferação de algas nos rios.

O fósforo também foi encontrado para ser um essencial para painéis solares, chips de computador e baterias de fosfato de lítio-ferro que são usados em carros eléctricos.

A economia mundial utiliza cerca de 50 milhões de toneladas de fósforo por ano.

Embora os carros eléctricos e os painéis solares possam ser benéficos para o ambiente, a refinação do fósforo e a extracção do material podem ser um processo altamente poluente.

A Norge Mining disse que usará captura e armazenamento de carbono para reduzir as emissões de carbono do processo de refino.

O depósito também contém vanádio e titânio, que também são classificados como matérias-primas essenciais pela UE.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.