fbpx

Emprego teve crescimento moderado, preços com certo alívio no I trimestre – PMI Standard Bank

0
394

Apesar de uma subida mais forte da produção, o crescimento do emprego foi bastante moderado no final do segundo trimestre, isto conforme indica o estudo de conjuntura PMI do Standard Bank Moçambique.

Os dados mais recentes mostraram apenas um aumento ligeiro no número global de funcionários. Ao mesmo tempo, as empresas assinalaram um aumento das suas encomendas em atraso pela primeira vez em quatro meses e o aumento mais acentuado desde Abril de 2021.

No que diz respeito aos preços, os dados do inquérito de Junho indicaram um certo alívio para as empresas moçambicanas. Os custos gerais dos meios de produção subiram ao ritmo mais lento na actual tendência de inflação dos últimos cinco meses. Isto deveu-se a um menor aumento dos custos de aquisição, assim como a uma quase estabilização dos salários. No entanto, foram também comunicados aumentos dos preços dos materiais, dos custos de combustível e dos encargos com fornecedores.

Em contrapartida, os preços médios cobrados pelas empresas moçambicanas subiram ao nível mais acentuado desde Agosto do ano passado, apesar de apenas a um ritmo ligeiro, de modo geral. As empresas comunicaram esforços para aumentar as margens e transferir os aumentos dos custos para os clientes.

Em Junho, as expectativas de produção, apesar de se manterem firmemente positivas, caíram para o seu nível mais baixo desde Fevereiro de 2023. Cerca de 37% das empresas inquiridas prevêem uma expansão da produção ao longo do próximo ano, com referências ao desenvolvimento empresarial, crescimento das vendas, melhorias na qualidade e expansão para mercados estrangeiros.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.

Comentários