
“Energia para Todos” prossegue: Rede eléctrica chega a mais dois postos administrativos em Nampula
- A chegada de energia eléctrica aos Postos Administrativos (PA´s) de Saua-Saua, e Covô Gêr-Gêr é considerado como mais um passo no cronograma do Governo, visando a materialização progressiva do Programa “Energia para Todos”, que tem como objectivo, iluminar todos os cantos do território nacional
Financiadas pelo Governo de Moçambique (GdM), o Presidente da República (PR) inaugurou, nesta quarta-feira, (08/11), duas Redes Eléctricas dos Postos Administrativos (PA´s) de Saua-Saua, no Distrito de Nacarôa, e Covô Gêr-Gêr, no Distrito de Nacala-à-Velha, ambos na Província de Nampula.
O projecto de Saua-Saua avaliado em mais de 113 milhões de meticais, criou 57 postos de trabalho durante a execução das obras e 47 foram de nível local. Por sua vez o projecto de Covô Gêr-Gêr consumiu pouco mais de 48 milhões de meticais, criando 46 postos de trabalho, sendo 38 a nível local, e outros 08 do pessoal técnico do empreiteiro.
Segundo o Chefe do Estado, o programa de iluminação de todos os Postos Administrativos do País, iniciado em 2020, está a ter resultados bastante satisfatórios e encorajadores.
“O nosso principal objectivo é garantir o alcance do acesso universal à energia eléctrica a todos os moçambicanos, até 2030. De 2020 à esta parte, electrificamos 55 Postos Administrativos, sendo 43 através da Rede Eléctrica Nacional e os restantes 12, por meio de sistemas isolados, beneficiando mais de um milhão e duzentos mil famílias que passaram a ter acesso à energia eléctrica”, afirmou Filipe Nyusi.
Nyusi apelou, na ocasião, à vigilância das comunidades para se evitar a vandalização de infra-estruturas eléctricas e a apostarem na massificação do uso produtivo da energia eléctrica.
“Sejamos todos vigilantes contra o roubo e vandalização, ou qualquer outro tipo de sabotagem das infra-estruturas eléctricas. Cuidemos destas conquistas e procuremos tirar o maior benefício destes empreendimentos, usando a energia não somente para a iluminação, mas também para desenvolver projectos de geração de renda, promovendo investimentos orientados para a agricultura, bem como o agro-processamento. É também crucial que todos nós criemos condições para pagarmos os nossos consumos de energia, contribuindo para a sustentabilidade do serviço de fornecimento da corrente eléctrica”, exortou.
O Projecto de Saua-Saua consistiu na construção de 50km de Linha de Média Tensão e 10 km de Rede de Baixa Tensão, tendo sido instalados 150 candeeiros de Iluminação pública e 05 (cinco) Postos de Transformação (PT), que totalizam 500kVA de potência, o que assegurou a ligação de 713 consumidores, dos 1500 previstos na primeira fase.
A linha abrange, no seu trajecto, a Sede do Posto Administrativo e a Localidade de Saua-Saua e os povoados de Mercurcune, Chicamalala e Muchelia.
Por seu turno, a Rede Eléctrica do PA de Covô Gêr-Gêr é constituída por 25km de Linha de Média Tensão e 10 km de Rede de Baixa Tensão. O projecto inclue 150 candeeiros de Iluminação pública e 07 (sete) PT´s, que totalizam 650kVA de potência, o que assegurou a ligação de 1050 consumidores, dos 1500 previstos na primeira fase, beneficiando as comunidades da Sede do Posto Administrativo de Covô Gêr-Gêr, da Localidade de Covô, Povoado de Mulatala e dos Bairros Mucupi e Nikuakua. A província de Nampula tem um total de 70 Postos Administrativos, dos quais 52 estão electrificados e 18 por electrificar através da Rede Eléctrica Nacional e Sistemas Isolados. Actualmente, estão em curso na província de Nampula, obras de electrificação nos PA´s de Imala, no Distrito de Muecate, Iuluti e Muatua, no Distrito de Mogovolas e, ainda no presente ano, espera-se a conclusão da electrificação da Sede do Posto Administrativo de Nihessiue, no Distrito de Murrupula.
Descoberta Da MRG Metals Coloca Moçambique No Mapa Africano Das Terras-Raras
21 de Outubro, 2025
Mais notícias
-
Níveis de emprego diminuem pela primeira vez desde Fevereiro de 2022 – PMI
6 de Fevereiro, 2024 -
Governo cria Fundo para o Financiamento do Desenvolvimento Económico Local
19 de Fevereiro, 2025 -
Estados Unidos entusiastas das reformas económicas empreendidas pelo Governo
22 de Novembro, 2022
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023














