Eskom dá sinais de recuperação, alcançou disponibilidade de energia superior a 65%, visto pela última vez em 2021

0
505

São das mais desejadas e aguardadas boas notícias sobre o desempenho da Eskom, com o Ministro da Electricidade, Kgosientsho “Sputla” Ramokgopa, a revelar que a Eskom atingiu um factor de disponibilidade de energia (EAF) superior a 65%, visto pela última vez em 2021.

A EAF é uma métrica de desempenho central para a Eskom porque está directamente ligada à redução de carga. Quando o EAF diminui, menos energia fica disponível, o que normalmente leva à redução de carga.

O EAF da Eskom tem vindo a diminuir há anos devido à má manutenção nas centrais eléctricas e ao aumento das avarias.

Contudo, o EAF da Eskom tem aumentado nas últimas semanas, o que resultou num Abril sem perdas de carga.

“O alcance da Eskom de um EAF de 65,5%, alcançado pela última vez em 2021, confirma o sucesso da estratégia agressiva de recuperação liderada pela manutenção”, disse Ramokgopa.

“Este marco valido a viabilidade da frota de unidades de geração da Eskom e significa o caminho mais eficiente para acabar com a redução de carga.”

Acrescentou que, dado o sucesso comprovado deste desempenho, o foco agora muda para mantê-lo e melhorá-lo.

Ramokgopa comemorou o retorno da Unidade 4 de Medupi (800 MW), Unidade 2 de Koeberg (980 MW) e a sincronização da Unidade 6 de Kusile (800 MW).

Ele disse que essas três unidades de geração irão adicionar 2.580 MW à rede nos próximos seis meses, o que ajudará ainda mais a reduzir a rejeição de carga.

“Estas melhorias orquestradas e a nova capacidade significam que ultrapassamos a redução de pico de carga”, disse o Ministro da Electricidade.

A implantação de energia solar em telhados na África do Sul, que foi incentivada através de incentivos fiscais, deverá atingir 6.000 MW até ao final do ano.

“A nova capacidade de geração patrocinada pelo sector privado induzida pelo Governo é crítica para a obtenção da soberania energética”, disse ele.

“De facto, dobramos a esquina. O fim da redução de carga está a uma curta distância.”

O Presidente da Eskom, Mteto Nyati, felicitou os funcionários da Eskom pelo seu trabalho para alcançar um EAF de 65,5%.

“A equipe continua indo além de seu alcance por meio de um esforço consciente. Eles têm um senso de confiança renovado”, disse ele.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.