Fáusio Mussá: Actividade económica continua a recuperar gradualmente

0
985

Fazendo uma leitura ao mais recente PMI do Standard Bank, que, entre outras revelações, refere que o mesmo caiu para 50,5 durante o mês de Maio, após ter-se fixado em 51,7 em Abril, portanto, o valor mais alto desde Julho de 2022, numa altura em que se verificava um crescimento em três meses consecutivos, Fáusio Mussá, Economista-Chefe do Standard Bank – Moçambique, disse que a redução do PMI em Maio reflecte um abrandamento do crescimento nos sub-índices da produção, novas empresas e emprego.

“O aumento de preço nas compras traduziu-se na subida dos preços de venda, o que sugere a manutenção da presença de pressões inflacionárias”, disse, acrescentando que “tendo permanecido acima do limiar de 50, o PMI de Maio sugere que a actividade económica continua a recuperar gradualmente, tendo sido afetada pelas condições meteorológicas adversas de Janeiro até Abril, incluindo pelo ciclone Freddy, que assolou Moçambique por duas vezes em Fevereiro e Março”.

“O PMI mostra que a economia continua a ser resiliente, apesar das más condições meteorológicas, das políticas monetárias restritivas e das pressões fiscais”, Frisa Fáusio Mussá.

Os dados de Maio compilados pelo PMI sugerem ainda uma procura agregada resiliente nos sectores da agricultura, industrial e serviços, incluindo o comércio. No entanto, o sector da construção registou uma quebra de novas encomendas, que se traduziu numa contração da produção neste sector.

“Numa análise prospetiva, a política monetária restritiva para combater a inflação, a oferta limitada de moeda externa, e o fraco apoio do lado fiscal, devem continuar a restringir o crescimento fora do sector primário. O mercado enfrenta uma escassez de liquidez em moeda externa associada ao declínio do preço das matérias primas de exportação e à diminuição das vendas de moeda externa efetuadas pelo Banco de Moçambique para a importação de combustível.” Assinalou Fáusio Mussá

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.