Fraca procura e o aumento dos custos perturba indústria transformadora sul-africana

0
504

As condições no sector industrial da África do Sul deterioraram-se no final do terceiro trimestre, motivada por uma procura muito fraca e por uma produção limitada, de acordo com o Purchasing Managers’ Index (PMI) do Absa, que diminuiu 4,3 pontos em Setembro para 45,4.

No que diz respeito procura limitada, em Setembro assistiu-se a um declínio desproporcionado de mais de 10 pontos no índice de novas encomendas, que voltou a cair para um nível visto pela última vez em meados de 2021.

A procura externa e interna de produtos manufacturados sul-africanos parece ter estado sob pressão, com o índice de exportações a ser fortemente atingido em Setembro.

Segundo a analise do PMI do Absa, a situação reflecte muito provavelmente o enfraquecimento da dinâmica de crescimento na zona euro e no Reino Unido, ambos mercados de exportação fundamentais para os fabricantes locais.

Diz ainda o PMI de Setembro, do Absa, que no plano interno, “os custos restritivos dos empréstimos e talvez também os aumentos acentuados dos preços dos combustíveis no início de Setembro pesaram sobre a procura”, acrescentando que Setembro “foi também um mês fraco para a produção, uma vez que o índice de actividade empresarial PMI caiu 8,1 pontos para 41,9”.

“Este índice foi extremamente volátil no terceiro trimestre. Em comparação com Agosto, verificou-se um aumento dos cortes de carga em Setembro”, diz o estudo explicando que “juntamente com as más condições da procura, isto pode ajudar a explicar o baixo nível de actividade durante o mês”.

Para todo o terceiro trimestre, o índice de actividade empresarial foi, em média, de 43,3, abaixo de uma média de 48,1 no segundo trimestre.

A descida seria consistente com uma contracção trimestral da produção industrial efectiva. Se esta situação se concretizar, irá pesar sobre a dinâmica global de crescimento do PIB no terceiro trimestre.

Passando da actividade para os custos dos factores de produção, o índice de preços de compra PMI aumentou pelo segundo mês consecutivo.

Este facto é coerente com a fraqueza sustentada do rand e com a forte subida dos preços internacionais do petróleo durante o mês passado. Consequentemente, prevê-se outro aumento significativo do preço do gasóleo em Outubro.

Numa nota mais positiva, os gestores de compras não esperam que as actuais condições comerciais difíceis se mantenham. O índice que mede as condições de negócio esperadas em seis meses subiu para 55,6, o nível mais elevado desde Março de 2023.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.