Galp duplica refinação: Moçambique contribuiu com nove mil barris diários

0
615

·       O Governo tem estado a perder divisas por falta de refinaria de gás. À margem da Conferência de Imprensa sobre o Gás e Petróleo Liquefeito, o Director Nacional de Hidrocarbonetos e Combustíveis, Moisés Paulo João, que não especificou quanto se perde anualmente disse que Moçambique vai produzir 70% de gás de petróleo liquefeito até finais de 2024.

Entretanto, a Galp duplicou a margem de refinação no primeiro trimestre, face ao anterior, de 6,1 para US$ 12 por barril de petróleo, mas o valor caiu 16% comparativamente ao mesmo período de 2023, segundo informação divulgada hoje e citada pela Lusa.

De acordo com os dados de operação enviados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários – CMVM, a produção de petróleo e gás da Galp de Janeiro a Março deste ano baixou 4% em termos homólogos, para 115.000 barris equivalentes de petróleo por dia, e caiu 9% face ao último trimestre do ano passado.

O Brasil e Moçambique continuaram a ser os países de origem da maior parte da produção da Galp, com 110.000 e 9.000 barris diários, respectivamente.

No primeiro trimestre do ano, a Galp processou 22,5 milhões de toneladas de matéria-prima, uma subida de 15% em termos homólogos e de 46% em relação ao trimestre anterior, altura em que a refinaria de Sines esteve parada para manutenção programada.

No período em análise, a empresa forneceu 3,7 milhões de toneladas de produtos petrolíferos, mais 3% em termos homólogos e 10% face ao trimestre anterior, e no caso do gás natural, o fornecimento no mercado internacional cresceu 8% face ao mesmo trimestre do ano passado e 24% face aos três meses anteriores.

Nas energias renováveis, a produção foi de 404 gigawatts-hora (GWh), entre Janeiro e Março, o que representa uma queda de 10% face ao mesmo trimestre de 2023 e uma subida de 14% comparativamente ao último trimestre do ano passado.

O preço médio de venda, na produção renovável, caiu 48% em termos homólogos e 33% face ao trimestre anterior, para 56 euros por megawatt-hora (MWh).

A Galp apresenta os resultados do primeiro trimestre no dia 30 de Abril.

 .

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.