• Mais empresas aguardam licenças para areias pesadas

Duas empresas de capitais nacionais, com comparticipação de estrangeiros, responsáveis pela pesquisa para determinar o potencial mineiro existente no distrito de Chongoene, aguardam por licenças.

A se efetivar o licenciamento e posterior confirmação de existência de quantidade explorável, o distrito de Chongoene vai entrar na lista de produtores de areias pesadas no país.

Será o segundo distrito da província de Gaza a explorar este tipo de minério, depois de Chibuto, cujo empreendimento foi inaugurado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, no passado dia 02 de Dezembro.

O administrador do distrito de Chongoene, Artur Macamo, em declarações ao “Noticias disse que as acções de avaliação das reservas, na sequência da implementação de um trabalho de estudo geológico, mostram a existência de enormes reservas comprovadas pelos especialistas de minas, na localidade de Nhancutse e no posto administrativo de Nguzene, concretamente na região de Cumbane Nguzene, cujos jazigos se alastram até o distrito vizinho de Mandlakazi.

Segundo disse, sem aceitar revelar os nomes das empresas, já foi rubricado o memorando de entendimento com as comunidades locais e acredita na existência de condições para as duas companhias iniciarem as atividades de prospeção a qualquer momento.

Entretanto, com a expectável entrada de Chongoene na rota da indústria extrativa pesada, espera-se “muitos ganhos. A começar pelo aumento de postos de trabalho. É que, quando há uma companhia a operar, mesmo a agricultura beneficia-se, pois, os consumidores aumentam. O poder de compra da nossa população também vai aumentar”, explicou.

Artur Macamo afirmou que se prevê, igualmente, que as duas empresas contratem jovens, serviços de transportes e outros de apoio localmente. Nesta perspetiva, a fonte afirmou ser expetativa de todos que a exploração de areias pesadas, neste ponto, contribua bastante para o aumento da produção global do distrito.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.