O Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, garantiu no último sábado, em Maputo, que o Governo irá encontrar soluções para apoiar as empresas afectadas pelos recentes episódios de vandalismo e saque, incluindo fábricas, lojas e grandes superfícies. O compromisso foi assumido durante uma visita ao supermercado Shoprite, no bairro da Hulene, um dos estabelecimentos fortemente danificados nos incidentes.
“Este Governo terá de apoiar, mas para este centro comercial específico, ficamos simplesmente aterrorizados com o nível de estragos, forma de actuação, saque e destruição”, afirmou o ministro. Ele apelou para que os investidores e empresários afectados apresentem os seus planos de recuperação.
Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno,
Moreno destacou que o impacto não se restringe às perdas materiais, mas também compromete a economia do país. “Quando destruímos fábricas e centros de actividade principal económica, como os produtos que são manufacturados para serem vendidos, estamos a cortar a capacidade de alimentar a população”, alertou.
O Ministro reforçou a necessidade de medidas urgentes para evitar o caos económico e garantiu que o próximo Governo terá de implementar políticas mais ousadas e ágeis para reconstruir a confiança dos investidores e retomar o funcionamento das actividades comerciais.