
Grupo Nedbank reporta lucros impressionantes de 15,7 mil milhões de rands, em 2023, um aumento de 11% se comparado ao ano fiscal de 2022
- O Grupo Nedbank, uma das principais instituições financeiras da África Subsaariana, divulgou seu desempenho financeiro para o ano fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2023, destacando um aumento significativo nos lucros principais (HE) e uma série de conquistas notáveis em suas metas estratégicas.
Em 2023, os lucros principais do Grupo Nedbank aumentaram em 11%, atingindo impressionantes 15,7 mil milhões de rands. Um crescimento impulsionado principalmente por um desempenho operacional robusto, diz a instituição financeira, acrescentando que o lucro operacional de pré-provisionamento aumentou em 15%, sustentado por um crescimento de receitas de 12%.
“Embora tenha havido um aumento de 30% na imparidade, o índice de perdas de crédito (CLR) do grupo melhorou para 96 pontos base, reflectindo uma gestão prudente de riscos”. Refere o Nedbank
Nedbank Africa Regions contribuiu com 12,0% para os lucros do Grupo
No desempenho do Grupo, destaca-se o que a própria instituição de credito classifica de “desempenho estelar do Nedbank Africa Regions (NAR)”, que registou um aumento impressionante de 94% nos lucros, impulsionado pelo excelente desempenho das operações gerenciadas pela SADC e pelos ganhos do investimento associado Ecobank Transnational Incorporated (ET). O NAR contribuiu com 12,0% para os lucros do Grupo contra 6,9% em 2022, conquista atribuída “a eficácia da diversificação do portfólio de negócios”
O Executivo do Grupo Nedbank Africa Regions, Terence G Sibiya, expressou satisfação com o cumprimento das metas estratégicas do Grupo.
“Estou muito satisfeito pelo facto de o grupo ter apresentado um forte desempenho e, claro, estou extremamente satisfeito por o negócio da NAR ter apresentado um desempenho estelar”. Disse Sibiya,
O Nedbank diz ao longo de 2023, continuou a investir em inovação digital, com iniciativas como a plataforma Avo, que conquistou 2,5 milhões de clientes e registou um aumento anual de mais de 100% no valor bruto da mercadoria. De acordo com o Nedbank Group, a transformação digital também se reflecte no aumento do número de clientes de retalho digitalmente activos, que atingiu 2,9 milhões, representando 69% dos clientes de retalho dos principais bancos na África do Sul.
Sobre o futuro, o Nedbank refere que apesar dos desafios macroeconómicos na região, o permanece optimista, com previsões de crescimento económico moderado e melhoria das condições financeiras. “A instituição está comprometida em continuar a oferecer impactos positivos, apoiando o desenvolvimento sustentável e mantendo altos padrões de governança corporativa e responsabilidade social. Sublinha
Eduardo Sengo: “A Banca Precisa Menos Margens e Mais Coragem”
7 de Outubro, 2025
Mais notícias
-
Comunicação de riscos no sistema nacional de pagamentos passará para 5 dias
25 de Janeiro, 2024
Conecte-se a Nós
Economia Global
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023