
HCB lança portal inovador para fornecedores: Uma nova era de transparência e eficiência
Trata-se de um marco significativo na Gestão de Fornecedores, disse o Presidente do Conselho de Administração, Tomás Matola.
A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), a maior produtora de energia de Moçambique e uma das maiores de África, lançou oficialmente, esta quarta-feira, 24/07, o seu novo Portal do Fornecedor, uma plataforma digital que promete transformar a interação entre a empresa e os seus fornecedores, promovendo transparência, eficiência e equidade nos processos de aquisição de bens e serviços.
Em discurso durante o evento de lançamento, Tomás Matola, Presidente do Conselho de Administração da HCB, destacou a importância do novo portal como um marco significativo e transformador para a empresa. “Este é um marco significativo e transformador, que muito nos orgulha, pois espelha a nossa forma de pensar e fazer as coisas na Hidroeléctrica de Cahora Bassa,” afirmou Matola.

Com receitas anuais de cerca de USD 500 milhões e um resultado líquido de mais de USD 200 milhões (dados de 2023), a HCB desempenha um papel crucial no desenvolvimento económico de Moçambique. Anualmente, a empresa regista aproximadamente 2.2 mil milhões de Meticais em compras de bens e serviços, dos quais 60% são realizados no mercado nacional, beneficiando significativamente as empresas moçambicanas.
Compromisso com a transparência e eficiência
O novo Portal do Fornecedor da HCB é uma manifestação do compromisso da empresa com a transparência e a eficiência. Segundo Matola, a plataforma foi desenvolvida para garantir que todos os processos de compras sejam conduzidos com os mais altos padrões de integridade e justiça. “O Portal do Fornecedor da HCB representa essa nossa convicção e comprometimento com a transparência, eficiência e justiça nas nossas práticas, em todos os nossos processos de compras,” disse ele.
A HCB, sendo uma empresa cotada em bolsa, está sujeita a rigorosos padrões de transparência, o que reforça a importância de práticas justas e informadas para seus clientes, fornecedores e investidores.
Facilidades e acessibilidades para o empresariado nacional
Uma das principais vantagens do novo portal é a criação de um ambiente de concorrência equilibrado, proporcionando igualdade de acesso às oportunidades de fornecimento de bens e serviços à HCB. “O desenvolvimento de que nos referimos passa por criar acessibilidades e facilidades ao empresariado nacional, criando oportunidades de participar em todas as licitações para o fornecimento de bens e serviços para a HCB,” enfatizou Matola.
A plataforma digital permitirá aos fornecedores acompanhar todo o processo de licitação até a adjudicação, acessando informações de forma simplificada e transparente através de qualquer dispositivo.
Promovendo a Inovação e a Transformação Digital
Para a HCB a implementação do portal é parte da filosofia da empresa de abraçar a inovação e a tecnologia digital nas suas operações. A empresa acredita firmemente que as ferramentas e plataformas digitais podem ajudar a alcançar maior eficiência, agilidade e capacidade de resposta nos processos de negócio.
“O lançamento do Portal do Fornecedor acentua a nossa filosofia de abraçar a inovação e a tecnologia digital nas nossas operações,” afirmou Matola, ressaltando o entusiasmo com o impacto positivo que a nova plataforma terá nas práticas de compras e na facilitação da vida dos fornecedores.
Sasol Atinge 6,2 Mil Milhões de Meticais de Contribuição Fiscal Em 2024
25 de Setembro, 2025Moçambique Inaugura Primeira Unidade de Produção de Gás de Cozinha em Novembro
25 de Setembro, 2025
Mais notícias
-
AIMO reitera pertinência acesso sustentável a energia de qualidade
17 de Novembro, 2022
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023