
Índia suspende licença de mais uma farmacêutica por causa de xarope para tosse contaminado
A Índia suspendeu a licença de fabrico de uma farmacêutica depois de a Organização Mundial de Saúde ter sinalizado contaminação nos seus xaropes para a tosse encontrados nas Ilhas Mashall e na Micronésia em Abril, disse o Governo ao Parlamento na terça-feira, 25 de Julho.
Os reguladores indianos estão a inspeccionar as farmacêuticas depois de xaropes para tosse feitos no país terem sido associados a pelo menos 89 mortes de crianças na Gâmbia e no Uzbequistão no ano passado, o que prejudicou a imagem da Índia como a “farmácia do mundo” que fornece medicamentos acessíveis globalmente.
A OMS sinalizou a contaminação com quantidades inaceitáveis de dietilenoglicol e etilenoglicol, que são tóxicos para os seres humanos quando consumidos e podem ser fatais, em amostras retiradas de um lote de xarope para tosse fabricado pela QP Pharmachem Ltd, com sede no estado de Punjab, no norte do país. A empresa negou qualquer irregularidade e disse à Reuters que planeja recorrer contra a suspensão.
“Amostras de medicamentos retiradas das instalações de fabricação (…) foram declarados como ‘não de qualidade padrão'”, disse o vice-ministro da Saúde, Bharati Pravin Pawar, ao Parlamento, segundo a Reuters.
As licenças de fabrico da QP Pharmachem Ltd e de duas outras empresas, cujos produtos estavam ligados à morte de crianças – Maiden Pharmaceuticals e Marion Biotech Pvt. Ltd – foram suspensas e as suas exportações interrompidas, acrescentou Pawar.
A Maiden Pharmaceuticals e a Marion Biotech também negaram qualquer irregularidade.
Sudhir Pathak, director-gerente da QP Pharmachem, que disse à Reuters que a empresa planeja apelar contra a ordem de suspensão junto ao governo, disse que a produção foi interrompida.
Pathak disse que testou os ingredientes usados no xarope para tosse, chamado Guaifenesin TG, antes de iniciar sua produção. Ele também disse que apenas exportou o produto para o Camboja e não tinha certeza de como poderia ter chegado às Ilhas Mashall e à Micronésia.
A Índia reforçou os testes das exportações de xarope para tosse desde Junho, tornando obrigatório que as empresas obtenham um certificado de análise de um laboratório do governo antes de exportar produtos.
Leis Estão Desalinhadas Com O Alcance Do Progresso, Defende Economista.
9 de Janeiro, 2026
Mais notícias
-
Lei de Conteúdo Local não é a panaceia para as aspirações existentes
22 de Setembro, 2022
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023














