
Inflação acelera para 0,53% em Outubro
O País registou em Outubro último uma inflação mensal de 0,53%, mais 0,21 pontos percentuais (pp) comparativamente a Setembro do mesmo ano, revelam dados referentes ao Índice de Preços no Consumidor publicados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
As divisões de Alimentação e bebidas não alcoólicas e de Restaurantes, hotéis, cafés e similares, contribuíram no total da variação mensal com cerca de 0,27 e 0,13 pontos percentuais (pp) positivos, respectivamente.
Cumulativamente, o país registou um aumento de preços na ordem de 1,30% para os primeiros dez meses do ano, 1,9 pp abaixo da inflação registada para o mesmo período do ano anterior.
Em um comunicado de impressa, o Instituto Nacional de Estatística destaca o aumento dos preços do tomate (6,2%), da cerveja para o consumo fora de casa (3,4%), do carapau (1,2%), do frango (1,6%), de motorizadas (2,5%), do arroz em grão (1,3%) e do óleo alimentar (1,4%) que contribuíram no total da variação mensal com cerca de 0,31pp positivos. Esta tendência de aumento foi contrariada pelo comportamento observado em alguns produtos como cebola (2,5%) e o peixe fresco (0,3%), ao contribuírem com cerca de 0,03pp negativos.
Desagregando a variação mensal pelos três centros de recolha, que servem de referência para o País, “a Cidade da Beira teve no período em análise uma variação mensal mais elevada (0,63%), seguida da Cidade de Maputo (0,57%) e por fim, a Cidade de Nampula (0,34%)”, lê se na nota.


















