Inflação poderá registar ligeira aceleração até fim de ano, admite o BM

0
533
  • O Banco de Moçambique perspectiva, até fim de ano, uma aceleração da inflação decorrente da redução da oferta de produtos agrícolas e possibilidade de aumento nos preços dos combustíveis.

O relatório da Conjuntura Económica e Perspetivas de Inflação, concluído este mês pelo Banco de Moçambique e citado pela Lusa indica que “as perspetivas de curto prazo apontam para uma ligeira aceleração da inflação no quarto trimestre de 2023.

“Estas previsões decorrem da menor oferta de produtos agrícolas produzidos no país, do início da quadra festiva e do incremento dos preços de bens alimentares na África do Sul, num contexto em que prevalecem como riscos os efeitos do ‘El Niño’, a aproximação da época ciclónica e o possível ajustamento em alta dos preços dos combustíveis”.

A inflação de quase um ano em Moçambique já tinha acelerado em Outubro, para 4,75 por cento, contra os 4,63 por cento em Setembro, revertendo a tendência para abrandamento observada nos últimos sete meses do ano e “reflectindo o aumento dos preços de produtos alimentares importados”.

“Ainda assim, no curto prazo, mantêm-se as perspetivas de uma inflação de um dígito”, aponta o relatório.

No sentido contrário, recorda o Banco de Moçambique, os agentes económicos “reviram em baixa as suas perspectivas de inflação para Dezembro”, para 4,61 por cento, contra a previsão de 5,70 por cento feita há um mês.

Em Junho, os empresários previam uma taxa de inflação a 12 meses, no final de Dezembro, de 8,82 por cento.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.