Investimento directo estrangeiro reduz 42% em 2020

Investimento directo estrangeiro reduz 42% em 2020

0
1119

O Investimento Directo Estrangeiro global (IDE) entrou em colapso em 2020, caindo 42% de 1,5 biliões de dólares em 2019 para cerca de 859 mil milhões de dólares, o nível mais baixo registado desde a década de 1990.

O declínio do IDE concentrou-se nos países desenvolvidos, onde os fluxos caíram 69% para cerca de 229 mil milhões de dólares, indica o mais recente Monitor de Tendências de Investimento da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento – UNCTAD.

Paralelamente, para o mesmo período, as economias em desenvolvimento registaram uma quota recorde de IDE. De acordo com o relatório, embora os fluxos de IDE para economias em desenvolvimento tenham diminuído em 12% para cerca de 616 mil milhões de dólares, estes representaram cerca de 72% do IDE global – a maior quota registada até o momento. A queda foi altamente desigual em todas as regiões em desenvolvimento: – 37% na América Latina e Caraíbas, – 18% em África e – 4% nos países em desenvolvimento na Ásia.

Em termos de nações individuais, a China foi o maior beneficiário de IDE do mundo, com os fluxos para o gigante asiático a aumentarem 4% para 163 mil milhões de dólares. A Índia, outra grande economia emergente, também registou um crescimento positivo (13%), impulsionado pelos investimentos no sector digital.

Apesar das projecções de uma recuperação em 2021, a UNCTAD espera que os fluxos de IDE se mantenham fracos devido à incerteza sobre a evolução da pandemia COVID-19. “É provável que os investidores se mantenham cautelosos ao comprometerem o capital com novos activos produtivos no estrangeiro.”, lê-se no relatório.

A UNCTAD espera que quaisquer aumentos nos fluxos globais de IDE em 2021 não venham de novos investimentos em activos produtivos, mas de fusões e aquisições transfronteiriças, especialmente em tecnologia e cuidados de saúde. De referir que a organização tinha projetado uma queda de 5 a 10% no IDE em 2021 no Relatório Mundial de Investimento do ano passado.

[popup_anything id=”4505″] 

 

 

 

 

 

 

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.