
Japão Reforça Compromisso com Moçambique e Destaca Apoio às Áreas Prioritárias de Desenvolvimento
Destaques
- Japão reafirma apoio a Moçambique nos sectores da Saúde, Educação e Capacitação de Recursos Humanos, através da JICA;
- Cooperação celebra 50 anos e permanece alinhada às prioridades do Governo moçambicano;
- Apoio japonês é reconhecido pela sua qualidade e foco no crescimento económico inclusivo;
- Parcerias com o sector privado e PME’s serão reforçadas;
- Cooperação também deverá incluir apoio à estabilização de Cabo Delgado.
O Governo do Japão reiterou, esta semana, o seu compromisso com o desenvolvimento de Moçambique, reafirmando a intenção de manter e expandir a cooperação bilateral nas áreas consideradas prioritárias, como saúde, educação e capacitação institucional. A posição foi manifestada em Maputo pelo embaixador nipónico, Hamada Keiji, durante uma audiência com a ministra das Finanças, Carla Louveira.
Uma Parceria de Meio Século com Resultados Visíveis
O encontro entre os dois dirigentes serviu para assinalar os 50 anos da assistência oficial do Japão a Moçambique, iniciada após a independência nacional em 1975. Hamada Keiji sublinhou que as boas relações construídas ao longo de décadas justificam a disponibilidade do Japão para continuar a apoiar Moçambique, especialmente nas áreas prioritárias identificadas pelo Governo.
Segundo o diplomata, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) continuará a ser o principal instrumento operacional da cooperação nipónica no país.
Reconhecimento do Governo Moçambicano e Expectativas de Expansão
Por sua vez, Carla Louveira elogiou a qualidade e consistência da parceria estratégica com o Japão, destacando o papel fundamental da JICA no processo de desenvolvimento nacional. A governante reiterou que Moçambique continuará a necessitar de apoio internacional, principalmente no contexto da situação humanitária e securitária em Cabo Delgado.
“Avaliação positiva da cooperação com o Japão durante este novo ciclo de governação (2025–2029) demonstra o nosso desejo de continuidade e expansão”, afirmou.
Diversificação Económica e Apoio ao Sector Privado
A ministra expressou satisfação pelo apoio multiforme prestado pelo Japão, não apenas ao sector público, mas também ao sector privado, com empresários japoneses a investir e diversificar as suas áreas de actuação em Moçambique. Entre as prioridades, destacou o reforço da cooperação empresarial, com ênfase no apoio às Pequenas e Médias Empresas (PME’s), consideradas vitais para dinamizar a economia local e explorar oportunidades de negócio em todo o território nacional.
Cooperação com Foco em Resultados e Desenvolvimento Sustentável
A dirigente destacou ainda que as intervenções do Japão estão alinhadas com as prioridades de desenvolvimento definidas por Moçambique, nomeadamente o crescimento económico inclusivo, criação de empregos, modernização de infra-estruturas, e a gestão racional dos recursos naturais, com vista à redução da pobreza.
Massingir Recebe Maior Projecto Turístico Da África Subsaariana
18 de Setembro, 2025PRECE 2025–2029: Um Roteiro Para Recuperar E Reerguer A Economia Moçambicana
17 de Setembro, 2025Banco Mundial E Moçambique Definem Novo Quadro De Parceria Até Final Do Ano
17 de Setembro, 2025Moçambique Quer Reduzir Desemprego Para 17% Até 2029
13 de Setembro, 2025
Mais notícias
-
EUROCAM pede alargamento da isenção de visto para mais países europeus
17 de Março, 2023
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023