
Jovens desenvolvem soluções inovadoras para a cadeia de valor da agricultura
- Startup ‘AgroNetMz’ vence 3ª Edição do Hack4Moz
A ‘AgroNetMz’ foi a startup vencedora da 3ª edição do Hack4Moz, que se realizou em Maputo, entre os dias 17 e 19 de Novembro, promovido pela Agência Nacional de Desenvolvimento Geo-Espacial, ADE-IP.
O Hack4Moz é um evento de extrema importância que reúne jovens criadores de softwares, designers e profissionais de diferentes áreas para trabalharem no desenvolvimento de soluções inovadoras em diversas áreas. Para este ano, o foco foi para a apresentação de projectos que criem soluções para os desafios do sector agrícola em Moçambique.
Esta 3ª edição contou com um total de 53 participantes, distribuídos por 11 equipas que, durante três dias de intensa actividade, apresentaram propostas de soluções tecnológicas para serem aplicadas na área da agricultura. O objectivo visava dar resposta às necessidades reais das comunidades e organizações que trabalham na cadeia de valor da agricultura, em Moçambique.

As soluções apresentadas estão relacionadas com o desenvolvimento de insumos agrícolas e também com o aumento da produtividade agrária, sendo que a ‘AgroNetMz’ foi a equipa a apresentar a fórmula considerada mais completa por integrar toda a cadeia de valor.
A ‘AgroNetMz’, proposta de solução apresentada pela Equipa Flamingo, alcançou a distinção do júri, destacando-se pela forma consistente como integrou todos os intervenientes da cadeia de valor num único aplicativo. Esta startup foi concebida para facilitar a comunicação e o fornecimento de dados sobre preços, produtos, agrodealers, transporte e agroindústrias. O objectivo do aplicativo é promover um comércio mais justo e eficiente.
Sheila Badru, Jéssica Matsinhe, Aurélio Costa, Luís Macuvele e Belmiro Mungoi, foram os criadores desta inovação tecnológica, arrecadando para a equipa Flamingo um prémio de 150 mil meticais.

Durante os três dias em que decorreu o Hack4Moz e, para além de todo o network que puderam estabelecer, os intervenientes tiveram o privilégio de participar em masterclasses sobre ferramentas de funcionamento da cadeia de valor agrícola e debater os desafios e problemas do sector.
Refira-se que esta 3ª edição do Hack4Moz, inseriu-se na Semana dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), que serviu como oportunidade para consciencializar o público sobre o papel vital que os SIG desempenham em áreas como o planeamento urbano, a agricultura, saúde e meio ambiente, entre muitos outros.
O Hack4Moz é uma maratona de criadores de aplicativos que corporiza um conjunto de iniciativas do ecossistema de inovação moçambicano, com o objectivo de encontrar soluções tecnológicas inovadoras que resolvam desafios concretos para o desenvolvimento do País.
A maratona de criatividade tecnológica visa, ainda, a criação de oportunidades de empreendedorismo de jovens e adultos entusiastas em análise espacial, programação e desenvolvimento de soluções tecnológicas que possam responder às necessidades de Moçambique.
Daniel Chapo Convida Empresários Argelinos a Apostar em Moçambique
8 de Setembro, 2025Sector Privado Pressiona por Alívio da Carga Tributária em Moçambique
5 de Setembro, 2025Chapo Leva Estratégias de Cooperação Económica e Comercial à Argélia
4 de Setembro, 2025

Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
INCM Revela Avanços E Desafios Na Qualidade Dos Serviços De Telecomunicações
9 de Setembro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023