Mercado Monetário | Reforço da Gestão da Liquidez Num Contexto de Ajustamentos

0
69

Reservas obrigatórias em meticais sobem, operações de absorção de liquidez mantêm-se activas e o metical regista ligeira estabilidade face ao dólar no mercado cambial.

Questões-Chave:
  • A taxa média efectiva das reservas obrigatórias em moeda nacional aumentou para 29,57%;
  • O desvio de liquidez em meticais ultrapassou os 3,5 mil milhões de MT;
  • As taxas dos Bilhetes do Tesouro mantiveram-se estáveis nos leilões do Tipo A;
  • O mercado cambial revelou maior volume de operações, mas com ligeira redução do saldo líquido;
  • O metical mostrou estabilidade face ao dólar no mercado bancário, com maior pressão nas casas de câmbio.

Dados do “Diario dos Mercados”, do Banco de Moçambique, mostram que o regulador do sistema financeiro nacional, tem estado a intensificar , a gestão activa da liquidez no sistema financeiro, num contexto marcado por ajustamentos nas reservas obrigatórias, estabilidade das taxas de juro de curto prazo e uma dinâmica cambial caracterizada por maior volume de transacções, mas com sinais de equilíbrio relativo do metical face ao dólar norte-americano.

Reservas obrigatórias sinalizam aperto selectivo da liquidez

De acordo com o Diário dos Mercados, a taxa média efectiva das reservas obrigatórias em moeda nacional (MN) subiu para 29,57%, face a 29,38% no dia anterior, reflectindo um ajustamento de +18,95 pontos base. O desvio de liquidez em meticais aumentou de forma expressiva, passando para 3.530,51 milhões de MT, contra 2.360,25 milhões de MT, um acréscimo superior a 1.170 milhões de MT.

Em moeda estrangeira, a taxa média efectiva das reservas obrigatórias manteve-se praticamente estável, situando-se em 32,67%, com uma ligeira redução de 2 pontos base, enquanto o desvio de liquidez em dólares recuou marginalmente para 80,26 milhões de USD.

Bilhetes do Tesouro com taxas estáveis e procura moderada

No mercado primário, os leilões do Tipo A revelaram estabilidade das taxas de juro. As emissões de Bilhetes do Tesouro a 91, 182 e 364 dias registaram taxas médias ponderadas de 12,05%, 12,10% e 12,21%, respectivamente, sem variações face ao leilão anterior.

O montante total subscrito ascendeu a 2.092 milhões de MT, abaixo do montante máximo anunciado de 2.500 milhões de MT, reflectindo uma procura cautelosa por parte dos participantes, num contexto de gestão prudente da liquidez.

Operações de absorção de liquidez mantêm-se activas

No segmento de operações de curto prazo, o Banco de Moçambique realizou leilões de venda de Bilhetes do Tesouro com acordo de recompra (repo reverso) a 7 dias, colocando 166.100 milhões de MT, abaixo dos 190.200 milhões de MT do leilão anterior.

A taxa média ponderada manteve-se inalterada em 9,50%, sinalizando estabilidade na orientação da política monetária operacional, apesar da redução do montante absorvido.

Mercado cambial com maior volume, mas menor saldo líquido

No mercado cambial interbancário e com o público, as operações registaram um aumento significativo dos volumes. As compras de divisas pelos bancos comerciais ao público subiram para 31,70 milhões de USD, enquanto as vendas atingiram 22,38 milhões de USD.

Contudo, o saldo líquido (compras menos vendas) reduziu-se para 9,33 milhões de USD, face a 10,17 milhões de USD no dia anterior, indicando uma maior simetria entre oferta e procura de divisas.

Metical mantém estabilidade face ao dólar

As taxas de câmbio USD/MZN mostraram variações marginais. No mercado bancário, a taxa média situou-se em 63,97 MT/USD, ligeiramente acima dos 63,94 MT/USD do dia anterior. Nas casas de câmbio, a taxa média subiu para 69,51 MT/USD, reflectindo maior pressão neste segmento específico do mercado.

No conjunto, os dados apontam para uma estabilidade relativa do metical, num ambiente de vigilância apertada por parte da autoridade monetária.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.